Nesta quinta-feira, 6, o Papa Francisco nomeou como novo bispo da diocese de Governador Valadares Dom Antonio Carlos Félix, quem até então estava à frente da Diocese de Luz (MG). Ele sucede Dom Werner Franz Siebenbrock, S.V.D., conforme o can. 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

Nasceu em Caldas (MG), aos 05 de dezembro de 1957. Em 1980, com 22 anos de idade, ingressou no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, onde, por três anos, fez seus estudos de Filosofia. Em 1983 iniciou seus estudos de Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, onde obteve, em 1986, o Bacharelado em Teologia.

Foi ordenado diácono e, depois, presbítero pelo saudoso Dom José D’Angelo Neto. Recebeu o diaconato aos 11 de janeiro de 1986 no Santuário do Córrego do Bom Jesus. Foi ordenado presbítero aos 20 de dezembro de 1986 na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas.

Nos anos de 1992 e 1993, um dia por semana, deixava Pouso Alegre e ia estudar em São Paulo, onde obteve a Licenciatura em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga, e também a Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção

Exerceu o ministério presbiteral nos seguintes lugares. Em 1987, recém-ordenado padre, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de São Francisco de Paula em Ouro Fino e da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Crisólia. De janeiro de 1988 a janeiro de 2000, durante doze anos, trabalhou incansavelmente na formação de novos presbíteros no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, em várias funções: formador, professor, orientador espiritual, promotor vocacional, diretor de estudo e reitor. De 06 de fevereiro de 2000 a 04 de fevereiro de 2003, foi pároco da Paróquia São Cristóvão e professor, orientador espiritual e de sínteses teológicas no Instituto Teológico Interdiocesano São José, ambos em Pouso Alegre.

No dia 05 de fevereiro de 2003, foi sagrado bispo aos 04 de maio de 2003 e tomou posse como Bispo diocesano de Luz aos 18 de maio de 2003, nomeado pelo Papa João Paulo II.

“Foi com muita surpresa que, no dia 25 de fevereiro de 2014, recebi do Sr. Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, a notícia de que o Papa Francisco havia me transferido da Diocese de Luz para a Diocese de Valadares. Minhas pernas tremeram; minha voz quase não saiu”, comentou o novo bispo em uma mensagem publicada no site da Diocese de Luz.

“Mas, confiante em Jesus Cristo que nos amou e por nós Se entregou, respondi SIM a seu novo chamado e renovei minha exortação a todos para que “a Ele nós SIRVAMOS SEM TEMOR em santidade e justiça diante d’Ele, enquanto perdurarem nossos dias” (Lc 1,74s). E, contando com a graça de Deus, me dispus a dedicar minha vida doravante a serviço do Reino de Deus na Igreja que está em Valadares, a exemplo do Bom Pastor, que veio “para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”, salientou o prelado.