A partir desta quarta-feira o Brasil terá três novos bispos diocesanos. O Papa Francisco nomeou hoje o novo Bispo de Chapecó (SC), o Arcebispo Coadjutor de Feira de Santana(BA) e o coadjutor de Luziânia (GO).

O novo Bispo do Chapecó é Dom Odelir José Magri, que até a data era Bispo de Sobral (CE). Nascido em 1963 na cidade de Campo Erê (SC). No dia 26 de junho de 1988 realizou a profissão religiosa na Congregação de Missionários Combonianos do Sagrado Coração de Jesus. A 18 de outubro de 1992 recebeu a ordenação sacerdotal. A partir de então desenvolveu seu ministério como pároco, formado, mestre de noviciado, Assistente Geral em Roma, Vice superior provincial e Vigário Geral. No dia 11 de outubro de 2010 Bento XVI o nomeou Bispo de Sobral (CE).

O novo Bispo coadjutor de Feira de Santana (BA) é Dom Zanoni Demettino Castro, até o momento Bispo de São Mateus (ES). Nasceu no dia 23 de janeiro de 1962 em Vitória da Conquista (BA). Estudou Filosofia no Seminário maior arquidiocesano da Brasília e Teologia no Ilhéus.

Obteve a licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Católica de Rio do Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1986 e desenvolveu seu ministério como pároco em diferentes igrejas. Foi também membro do Conselho de Consultores e do Conselho Presbiteral, assim como vigário geral e administrador diocesano de Vitória da Conquista em 2007.

Foi professor de Teologia Dogmática e de Doutrina Social da Igreja e participou de Aparecida como enviado da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Em 3 de outubro de 2007 foi nomeado Bispo dos São Mateus (ES).

A última nomeação foi a de Dom Waldemar Passini Dalbello, até agora Bispo titular de Membressa e auxiliar de Goiânia (GO). A partir de hoje será Bispo coadjutor de Luziânia (GO).

Nasceu no dia 6 de junho de 1966 em Anápolis (GO) e foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1994 na Brasília. É licenciado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma e em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Goiás em Goiânia.

Exerceu os cargos de vigário paroquial; formador, diretor espiritual e ecônomo o Seminário Maior de Brasília; professor de Sagrada Escritura também no Curso Superior de Teologia para Leigos; Diretor Espiritual da Comissão da Nova Evangelização e Reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney. No dia 30 de dezembro de 2009 foi nomeado Bispo titular de Membressa e auxiliar Goiânia.