A Sala de Imprensa da Santa Sé informou neste sábado que o Papa Francisco nomeou Dom Paul Richard Gallagher como novo secretário para as Relações com os Estados, ele nasceu em Liverpool (Grã-Bretanha) e foi núncio na Austrália e na Guatemala, entre outros destinos diplomáticos.

Dom Paul Richard Gallagher sucederá neste cargo a Dom Dominique Mamberti, que foi nomeado pelo Santo Padre como novo Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, a “Corte Suprema” do Vaticano.

Deixa o cargo de Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica o Cardeal norte-americano Raymond Leo Burke, de 66 anos de idade, que foi nomeado por Francisco como Capelão da Soberana Ordem Militar de Malta.

O Cardeal Burke estava no cargo desde 2008, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI. Era o norte-americano com o cargo mais alto na Cúria do Vaticano até agora.

Antes de servir no Vaticano, o cardeal Burke foi Arcebispo da Saint Louis e Bispo de La Crosse nos Estados Unidos. Agora assistirá a Ordem de Malta, uma organização dedicada a oferecer assistência humanitária, assim como serviços sociais e médicos aos mais necessitados, que foi fundada no século XI e que tem mais de 13 mil membros em todo mundo.