A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira a nomeação de Tommaso Di Ruzza, como novo Diretor da Autoridade de Informação Financeira (em italiano conhecido pelas siglas AIF) que até agora exercia o cargo de Vice Diretor “ad interim”.

Di Ruzza é um respeitado jurista com um amplo Curriculum internacional tendo atuado e estudado na Itália e em Oxford (Reino Unido), e conta com a experiência de assessor jurídico da Santa Sé desde 2005.

Ele acompanhou as questões operativas, jurídicas e internacionais da AIF desde sua criação em 2011. Depois foi nomeado Vice Diretor em junho de 2014.

Teve um papel fundamental nas negociações para a avaliação do Comitê Moneyval contra a lavagem de dinheiro em 2012, assim como a entrada do AIF no grupo Engmont em 2013. Além disso, esteve encarregado da assinatura de acordos com a Itália os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha.

É um dos principais encarregados da reforma e consolidação do sistema contra a lavagem de dinheiro da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

De acordo com os Estatutos, o Diretor da Autoridade é nomeado para o quinquênio pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.