O Vaticano confirmou que nesta quinta-feira às 12 horas o Papa Francisco telefonou para o Papa Emérito Bento XVI para cumprimenta-lo pelo dia do seu santo, dia de São José (seu nome secular é Joseph Ratzinger), cuja festa se celebra no dia 19 de março.

Não é a primeira vez que ambos conversam por telefone. Nos dois anos de Pontificado do Papa Francisco as ligações foram comuns. No dia 18 de dezembro de 2013 Francisco telefonou para Bento XVI para desejar-lhe um Feliz Natal; e faz um ano, em 19 de março de 2014, também lhe telefonou para felicita-lo pelo dia do seu santo e manifestar-lhe a sua gratidão e a da Igreja pelo seu serviço.

Em diversas ocasiões Francisco falou sobre a boa relação que mantém com o Papa Emérito. Na recente entrevista dada à Televisa que coincidiu com o segundo aniversário de seu Pontificado, o Santo Padre voltou a falar sobre este assunto.

“Estive com ele outro dia no Consistório. Estava feliz, contente. Respeitado por todo mundo. Eu vou visita-lo. Às vezes falo com ele pelo telefone. Como disse, é como ter ao avô sábio, em casa. Podemos pedir-lhe conselho. Leal a morte. Não sei se vocês recordam, quando o despedimos, em 28 de fevereiro, na Sala Clementina, ele disse: ‘Entre vocês está meu Sucessor, prometo-lhe lealdade, fidelidade e obediência’. E o cumpre. Homem de Deus”, afirmou.