Na homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco recordou a passagem do Evangelho na qual Jesus chora ao contemplar a cidade de Jerusalém. O Pontífice assinalou que o Senhor nos visita todos os dias, por isso, devemos estar atentos para aprender a reconhecê-lo.

O Santo Padre ressaltou que o que gera dor no coração de Jesus é a “história de infidelidade” de seu povo, uma “história de não reconhecer os carinhos de Deus, o amor de Deus, de um amor apaixonado que nos busca, que se preocupa com a nossa felicidade”.

Naquela época, ante a Cidade Santa, “Jesus viu naquele momento o que o aguardava como Filho. E chorou… ‘Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada’. Este drama não aconteceu somente na história e acabou com Jesus. É o drama de todos os dias. É também o meu drama. Cada um de nós pode dizer: ‘Eu sei reconhecer o tempo em que fui visitado? Deus me visita?’”.

“Cada um de nós pode cair no mesmo pecado do povo de Israel”, advertiu o Santo Padre. Pode-se cair “no mesmo pecado de Jerusalém: não reconhecer o tempo no qual fomos visitados”.

Francisco explicou que “todos os dias o Senhor nos visita, todos os dias bate à nossa porta. Mas devemos aprender a reconhecer isso, para não acabar naquela situação tão dolorosa”. O Papa convidou os presentes a se perguntar: “Ouvi algum convite, alguma inspiração para segui-lo mais de perto, para fazer uma obra de caridade, para rezar um pouco mais?”.

“Jesus chorou não somente por Jerusalém, mas por todos nós”, explicou e assegurou que o Senhor “deu a sua vida, para que nós reconhecêssemos a sua visita”.

O Papa concluiu a homilia recordando uma frase “muito forte” de Santo Agostinho, que dizia: “‘Tenho medo de Deus, de Jesus, quando passa!’. Mas por que tem medo? ‘Tenho medo de não reconhecê-Lo!’. Se você não estiver atento ao coração, jamais saberá se Jesus o está visitando ou não”.

Evangelho comentado pelo Papa:

Lc 19,41-44

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Confira também: