Em um vídeo mensagem dirigida ao Bispo de Gozo, Malta, Dom Mario Grech, por ocasião da inauguração dos mosaicos do Santuário da Virgem de Ta Pinu, que representa o Santo Terço, o Papa Francisco incentiva a rezar esta “potente oração”, que é ao mesmo tempo “simples e acessível a todos”.

No vídeo, o Santo Padre reconhece: “Eu muitas vezes recito o Terço diante de um mosaico”. O Pontífice assinalou que se trata de um “pequeno mosaico de Nossa Senhora com o Menino, onde parece que no centro está Maria, enquanto na verdade Ela, usando as suas mãos, torna-se uma espécie de escada através da qual Jesus pode descer até nós”.

Francisco usa essa imagem para explicar que “o centro é sempre Jesus, que se abaixa para caminhar com nós homens, para que possamos subir ao céu com Ele”.

Nesse sentido, sublinha que o Santo Terço é “uma oração contemplativa simples, acessível a todos, jovens e idosos”.

Além disso, explica que “na oração do Terço nos dirigimos à Virgem Maria, para que nos conduza sempre mais perto do seu Filho, Jesus, para conhecê-Lo e amá-Lo sempre mais”.

“Enquanto repetimos ‘Ave Maria’ – continua –, meditamos sobre as etapas da vida de Cristo, detemo-nos também sobre a nossa vida porque nós caminhamos com o Senhor”.

“Esta simples oração, na verdade, ajuda-nos a contemplar tudo o que Deus em seu amor fez por nós e pela nossa salvação, e faz-nos perceber que nossa vida está unida à vida de Cristo”, garantiu.

Rezando o Terço, “nós levamos tudo a Deus: os cansaços, as feridas, os medos, mas também as alegrias, os dons, os entes queridos, tudo a Deus. Rezando, nós permitimos a Deus entrar em nosso tempo, acolher e transfigurar tudo o que vivemos”.

O Papa Francisco finalizou a sua mensagem insistindo no apelo a rezar frequentemente o Terço: “Usem frequentemente este instrumento poderoso que é a oração do Terço, porque traz a paz aos corações, às famílias, à Igreja e ao mundo”, conclui.

Confira também: