O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Bispo do Funchal (Portugal), Dom António Carrilho, para expressar sua proximidade e oração após a tragédia que deixou 13 mortos e 49 feridos em frente ao Santuário de Nossa Senhora do Monte.

A mensagem assinada pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, afirma que o Pontífice ficou “consternado pelos vários mortos e numerosos feridos da desgraça verificada na Paróquia de Nossa Senhora do Monte”.

Além disso, assinala que “o Papa Francisco confia os irmãos falecidos ao amor misericordioso de Deus” e pede que Dom Carrilho “transmita o seu sentido pesar às respectivas famílias enquanto assegura a sua proximidade espiritual aos feridos e a todos os atingidos por esta tragédia implorando para eles o apoio e a solidariedade para superarem esta prova”.

Na terça-feira, 15 de agosto, uma árvore de grande porte desabou sobre várias pessoas que aguardavam a saída da procissão da festa de Nossa Senhora do Monte, considerada um dos acontecimentos religiosos mais importantes da Ilha da Madeira.

Entre os falecidos está um bebê de 15 meses, o qual estava no colo de seu pai, que também morreu. Eles tinham ido à festa de Nossa Senhora do Monte para agradecer pela vida do pequeno que nasceu prematuro. A mãe do menino está entre os feridos da tragédia.

O Bispo do Funchal, Dom António Carrilho, estava na Igreja no momento da queda da árvore, pois celebrava a Missa antes da procissão, que foi cancelada.

Em uma nota divulgada logo após o ocorrido, o Prelado expressou que, ao final da Missa, rezaram “por todos, ainda junto da Senhora do Monte”.

No próximo dia 22 de agosto, Dom Carrilho presidirá uma Missa em memória e sufrágio das vítimas, às 18h, na Sé do Funchal.

“A Diocese convida as autoridades civis e militares, os sacerdotes e consagrados e todo o povo de Deus a participar ou de algum modo associar-se a este momento de oração, de fé e de esperança”, afirma nota publicada no site da Diocese do Funchal.

“Será um momento para pedir a Deus a Sua misericórdia para os que faleceram e a força e a esperança, de forma particular, para todas as outras vítimas, feridos e familiares”, completa.

Confira também: