O Papa Francisco expressou sua dor e prestou condolências às famílias das vítimas da avalanche que devastou a região colombiana da Antioquía e ocasionou a morte de 84 pessoas e 15 estão desaparecidas, ocorrida na madrugada da última terça-feira.

Através de uma carta em nome do Pontífice, o Substituto do Secretário de estado, Dom Angelu Becciu, informou ao Bispo de Jericó (Colômbia), Dom Noel Antonio Londoño Buitrago, que “o Papa Francisco oferece sufrágios ao Senhor pelo descanso eterno dos falecidos e ao mesmo tempo deseja expressar sua proximidade espiritual a todos os danificados, aos seus familiares e por todos aqueles que sofrem as consequências desta catástrofe natural”.

Além disso, “o Santo Padre exortou as instituições civis e eclesiásticas, as pessoas de boa vontade e ao querido povo colombiano, a procurarem com caridade e espírito de solidariedade cristã, a ajuda necessária a todos aqueles que perderam seus lares ou seus bens pessoais”.

Durante a noite do dia 17 e a madrugada do dia 18 de maio foram registraradas intensas chuvas na região de Antioquia. Na madrugada da terça-feira ocorreu um deslizamento de terra, afetando a zona urbana e rural do município de Salgar.                                                          

Através de um comunicado difundido na página da Conferência Episcopal da Colômbia, o Bispo de Jericó expressou sua solidariedade com os familiares das vítimas e os danificados do desastre natural.

“Queremos expressar-lhes que seguiremos constantemente acompanhando-os nesta região, pois a Igreja procurará a solidariedade da comunidade nas paróquias para apoiar as famílias que perderam tudo”, comentou Dom Londoño Buitrago.

O Prelado visitou o lugar da catástrofe e afirmou: “A proximidade da Igreja para com os danificados está sendo manifestada através dos párocos”.

Do mesmo modo, a igreja local serviu como alojamento para aqueles que perderam seus lares, e a Diocese de Jericó abrirá uma conta bancária para receber doações.