Através de um telegrama do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco expressou sua dor e condolências aos familiares dos 27 peregrinos que faleceram ontem em Zacatecas (México), logo depois que um caminhão atropelou aproximadamente duzentas pessoas que participavam de uma procissão religiosa.

Na mensagem, enviada ao Bispo do Zacatecas, Dom Sigifredo Noriega Barceló, o Cardeal Parolin assegurou que o Pontífice se sente “muito triste” e “oferece sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos”.

Do mesmo modo, “o Santo Padre expressou seus sentimentos de pêsames aos familiares dos falecidos, junto com suas expressões de consolo, proximidade e desejos de melhoras para aqueles que estão feridos, e também lhes concedeu de coração a confortadora bênção apostólica, como um sinal de esperança no Senhor Ressuscitado”.

No momento da tragédia, os fiéis participavam da festa do padroeiro. A procissão estava cerca de 50 metros da igreja de São Gregório Magno, quando aproximadamente às 19 horas um caminhão de grandes toneladas estava descendo a rua e ficou sem freios, bateu em vários automóveis estacionados e atropelou os peregrinos.

Aproximadamente cem feridos foram levados às clínicas locais e ao hospital do Saltillo (Estado da Coahuila), cidade mais próxima da paróquia. Entre os falecidos estão quatro crianças, a menor, de um ano e quatro meses.

Segundo as últimas informações, dez pessoas permanecem em estado grave e uma muito grave, enquanto o restante dos feridos permanece estável.