“Uma opção radical pela vida”, foi o apelo do Papa Francisco durante o seu discurso ante a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e outras autoridades locais no Palácio de la Moneda, uma exortação realizada alguns meses depois da despenalização do aborto promovido pelo governo chileno.

“A alma do caráter chileno é vocação a ser, essa teimosa vontade de existir. Vocação, para que todos são convocados e de que ninguém se pode sentir excluído ou dispensado. Vocação que requer uma opção radical pela vida, especialmente em todas as formas em que a mesma se vê ameaçada”, assinalou o Papa.

Nesse sentido, pediu para fazer do país “uma casa, uma família”, e indicou que para isso é necessária a “capacidade de escuta” entre todos os setores, especialmente os mais vulneráveis, como idosos, crianças, migrantes, comunidades indígenas, entre outros.

“Esta capacidade de escuta adquire um grande valor nesta nação, onde a pluralidade étnica, cultural e histórica exige ser protegida de qualquer tentativa feita de parcialidade ou supremacia e que coloca em jogo a capacidade de deixar cair dogmatismos exclusivistas numa sã abertura ao bem comum que, se não apresentar um caráter comunitário, nunca será um bem”, assinalou.

O Santo Padre disse às autoridades e à sociedade civil que elas “têm um desafio grande e apaixonante: continuar a trabalhar para que a democracia, o sonho dos vossos pais, não se limite aos aspetos formais, mas seja verdadeiramente um lugar de encontro para todos”.

“Seja um lugar onde todos, sem exceção, se sintam chamados a construir casa, família e nação. Um lugar, uma casa, uma família chamada Chile”.

Nesse sentido, o Pontífice convidou a recordar as palavras de Santo Alberto Hurtado: “Uma nação, mais do que suas fronteiras, mais do que suas terras, suas cordilheiras, seus mares, mais do que a sua língua ou suas tradições, é uma missão a cumprir”.

Durante o encontro  o presidente eleito Sebastián Piñera também esteve presente. No final do seu discurso, o Papa foi acompanhado pelas autoridades para dirigir-se ao Parque O'Higgins, onde celebrará uma Missa multitudinária.

Confira também: