O Papa Francisco explicou na manhã de hoje que o pensamento da morte não é algo de que gostemos muito, mas que finalmente ilumina a existência. Ante esta realidade, é importante recordar qual é a maior herança que um homem ou uma mulher pode deixar aos seus filhos.

Refletindo acerca da primeira leitura de hoje, na qual o Rei Davi pede ao seu filho Salomão observar a lei de Deus, o Pontífice afirma que o soberano está a ponto de morrer e assinala que “a herança mais bela e maior que um homem ou uma mulher pode deixar aos filhos é a fé”.

“Toda vida tem um fim. Este é um pensamento que não gostamos muito, mas é a realidade de todos os dias”, sublinhou o Pontífice. “Pensar no último passo é uma luz que ilumina a vida, é uma realidade que devemos ter sempre diante de nós”, explicou o Santo Padre.

“Quando se faz o testamento, as pessoas dizem: ‘Mas a ele deixo isto, a este deixo aquilo, àquele deixo aquilo outro …’. Sim, tudo bem, mas a mais bela herança, a maior herança que um homem, uma mulher pode deixar aos seus filhos é a fé. E Davi faz memória das promessas de Deus, faz memória da própria fé nessas promessas e as recorda ao filho. Deixar a fé como herança. Quando na cerimônia de Batismo damos aos pais a vela acesa, a luz da fé, estamos dizendo: ‘Mantenha-a, faça-a crescer no seu filho e na sua filha e deixe-a como herança”.

Nesse sentido, o Papa ressaltou: “Deixar a fé como herança, isso nos ensina Davi, e morre assim, simplesmente como cada homem. Mas sabe bem o que aconselhar ao filho e qual é a melhor herança que lhe deixa: não o reino, mas a fé!”.

O Santo Padre encorajou os presentes a perguntar-se: “Qual é a herança que eu deixo com a minha vida? Deixo a herança de um homem, uma mulher de fé? Aos meus deixo esta herança? Peçamos ao Senhor duas coisas: de não ter medo deste último passo, como a irmã da Audiência de quarta-feira – ‘estou concluindo o meu percurso e começo outro’ – de não ter medo; e a segunda coisa, que todos nós possamos deixar com a nossa vida, como melhor herança, a fé, a fé neste Deus fiel, este Deus que sempre está ao nosso lado, este Deus que é Pai e jamais desilude”.

Em seguida, o Pontífice contou brevemente algo que lhe disse uma religiosa idosa em uma das audiências realizadas nas quartas-feiras:

“Em uma das Audiências de quarta-feira, entre os doentes estava uma religiosa idosa, mas com um rosto que transmitia paz, um olhar iluminado. Quantos anos a senhora tem, irmã? E com um sorriso ela respondeu: 83, mas estou terminando o meu percurso nesta vida para começar outro percurso com o Senhor, pois tenho câncer no pâncreas. Assim, em paz, aquela mulher viveu intensamente a sua vida consagrada. Não tinha medo da morte: Estou terminando o meu percurso de vida para começar outro. É uma passagem. Estas coisas nos fazem bem”.

Leitura do dia

1 Reis 2:1-4, 10-12

E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:

Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.

E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.

Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.

E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.

E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.

Confira também:

Mais em