O Papa Francisco enviou terços abençoados por ele aos detentos da prisão Regina Coeli através de um grupo da Secretaria de Estado do Vaticano que visitou esta prisão romana na manhã de domingo, 2 de fevereiro.

O grupo da Secretaria de Estado partilhou a Eucaristia dominical com os detentos e entregou "o fruto da coleta de solidariedade dos funcionários da instituição vaticana arrecadada durante o Advento e o Natal em favor dos pobres", afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Nesta celebração eucarística dominical, a oração dos fiéis foi feita em diferentes idiomas pelos oficiais das seções linguísticas da Secretaria de Estado que, depois da Missa, saudaram brevemente os presos e depois entregaram ao capelão da prisão, Pe. Vittorio Trani , terços abençoados pelo Papa Francisco recebidos durante a viagem apostólica na Tailândia destinados aos mais necessitados.

Depois de visitar a prisão, o grupo da Secretaria de Estado também visitou a associação “Regina Coeli Volunteers” (VO.RE.CO), que é uma associação voluntária administrada pelo Convento dos Frades Menores que trabalha em favor da “promoção humana e cristã de detentos, ex-prisioneiros e pessoas marginalizadas pela sociedade”.

A VO.RE.CO. foi fundada em 1978 e oferece um centro de acolhida com capacidade para 20 ex-detentos ou pessoas em dificuldade que podem dormir no local por dois meses, também oferece café da manhã e jantar para os hóspedes da estrutura e pessoas que moram na rua e organizam diferentes laboratórios. Nos últimos três anos, receberam mais de 300 pessoas, graças ao comprometimento e generosidade das doações.

O Papa Francisco visitou esta prisão em Roma na Quinta-feira Santa de 2018, onde presidiu a Missa da Ceia do Senhor e lavou os pés de doze detentos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: