Um sacerdote de quase 90 anos da região autônoma da Cantábria, ao norte da Espanha, se surpreendeu ao receber uma carta do Papa Francisco felicitando-o por continuar à frente de várias paróquias da Montanha Cántabra, onde atua por 62 anos.

O Pe. Ricardo Bárcena se apresentou na porta da igreja de Miera, no sábado passado, chorando diante dos seus paroquianos. Todos ficaram surpresos com o fato, mas depois de acalmar-se ele contou que acabava de receber uma carta do Papa Francisco escrita com seu punho e letra, conforme informou a mitra diocesana em uma nota de imprensa.

Nela, o Santo Padre lhe felicitava por continuar, apesar de seus quase 90 anos, sendo o responsável por um numeroso grupo de paróquias espalhadas em uma área montanhosa da Diocese de Santander onde existem vários povoados dispersos e com poucos vizinhos.

Na carta, escrita no Vaticano no último dia 14 de julho, o Papa Francisco disse ao Pe. Ricardo Bárcena que "um testemunho como o seu, fortalece-me na fé e no amor à Igreja. Obrigado de coração", dizia-lhe o Papa.

"Com sacerdotes como você que aos 90 anos continua dizendo a Jesus que é seu menino pequeno e que carrega nos ombros várias paróquias, sinto que a igreja é jovem", acrescentava o Papa.

Finalmente, o Pontífice concluiu pedindo “que reze e peça que rezem por mim. E que Jesus te abençoe e Nossa Senhora te cuide”.