O Papa Francisco recebeu em audiência no Palácio Apostólico do Vaticano cerca de 300 membros da família Habsburgo que foram à Roma como peregrinos durante o Ano Jubilar da Misericórdia. Em sua reunião, o Santo Padre disse que a família é “o primeiro terreno” no qual germinam as sementes das vocações.

A Casa de Habsburgo, também conhecida como Casa da Áustria, é uma família nobre europeia que reinou em vários países em diversos momentos da história. A esta família pertenceu Maria Leopoldina da Áustria, esposa do Imperador Dom Pedro I e mãe do último Imperador brasileiro, Dom Pedro II.

A esta casa real pertencia o Beato Carlos da Áustria, que assumiu o trono imperial da Áustria e da Hungria em 1916, durante a última fase da I Guerra Mundial, à qual tentou pôr fim. Foi beatificado por São João Paulo em 2004.

Em sua audiência, o Pontífice destacou o valor da família em uma época na qual parece assediada por diferentes perigos. “Tenho o prazer de acolhê-los por ocasião de sua peregrinação jubilar que desejaram realizar em família. Desejo sublinhar esse aspecto, o da família em sentido amplo, com a riqueza dos seus vínculos e a sua variedade, este é um valor que se deve redescobrir em nosso tempo”, disse.

“Nesta feliz ocasião, desejo recordar também a memória do Beato Carlos da Áustria, que precisamente há 100 anos subiu ao trono”, continuou Francisco.

“Sua presença espiritual em meio a vocês faz com que a família Habsburgo não enfrente hoje nostalgicamente o passado, mas, pelo contrário, permaneça de forma ativa em nossa história, com seus desafios e necessidades”.

“Carlos da Áustria – continuou –, foi, sobretudo, um bom pai de família e, como tal, servidor da causa da paz e da vida. Conheceu a guerra como simples soldado no começo da Primeira Guerra Mundial, assumiu o reino em 1916 e, sensível à voz do Papa Bento XVI, dedicou-se, com todas as suas forças, a alcançar a paz, a ponto de ser incompreendido e ridicularizado”.

Além disso, o Papa destacou o importante trabalho social de alguns membros proeminentes da dinastia europeia. “Alguns entre vocês assumem importantes cargos em organizações de solidariedade e promoção humana e cultural e iniciativas destinadas a sustentar o projeto europeu de construção de uma ‘Casa Comum’ baseada em valores humanos e cristãos”.

Também sublinhou a presença de vocações sacerdotais e religiosas entre os Habsburgo: “Com alegria, descobri que na nova geração de sua família amadureceram algumas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada”, disse.

“A família cristã é o primeiro terreno onde as sementes das vocações podem germinar e se desenvolver”, recordou.

Confira também: