Durante a visita que o Papa Francisco fará a Milão no dia 25 de março, terá um encontro com os detentos da prisão de San Vittore e inclusive descansará 30 minutos na mesma prisão antes de celebrar a Missa no Parque Monza.

É habitual que o Pontífice se reúna com os detentos durante suas visitas apostólicas. Em Milão, encontrará os presos que estão na prisão de San Vittore, com os quais conversará em privado e, em seguida, almoçará.

Logo após, descansará cerca de 30 minutos em um quarto habilitado para uso do capelão. Será a primeira vez na história que um Pontífice descansará, mesmo que um breve período de tempo, dentro de uma prisão.

No dia 6 de novembro do ano passado, Francisco celebrou o Jubileu dos Encarcerados com uma Missa na Basílica de São Pedro. Durante a sua homilia, falou da esperança e assinalou que “onde houver uma pessoa que errou, nesse lugar se faz ainda mais presente a misericórdia do Pai, para suscitar arrependimento, perdão, reconciliação e paz”.

Francisco recordou então que, “certamente, a falta de respeito pela lei implica a condenação e a privação da liberdade é a forma mais difícil de pagar uma pena, porque toca a pessoa no seu âmago mais profundo. E, mesmo assim, não se pode perder a esperança”.

“Uma coisa é o que merecemos pelo mal que fizemos, e outra coisa é o ‘sopro’ de esperança, que não pode ser sufocado por nada nem por ninguém”, disse o Pontífice.

Confira também: