Uma festa animada, com música, muitas pessoas e o Papa Francisco dançando merengue com uma mulher. Essa é a cena de um vídeo que viralizou nas redes nos últimos dias, mas a verdade por trás dessa história passa longe do Pontífice e nada mais era que uma fantasia de Halloween.

O vídeo havia sido compartilhado em diversas contas de redes sociais no final do ano passado, alcançando mais de 2 milhões de reproduções. Agora, voltou a circular e algumas pessoas chegaram a dizer até mesmo que ocorreu durante a viagem do Santo Padre ao Peru.

Entretanto, como indicou o site ‘La República’, “tudo isso é uma mentira”.

O vídeo, na verdade, foi gravado durante uma festa de Halloween, na Colômbia, à qual um dos convidados decidiu comparecer fantasiado como o Papa Francisco.

Nas imagens, o homem dança merengue com uma mulher ao som de “Que Buena Esta La Fiesta” do grupo dominicano “Hermanos Rosario”.

Muitos internautas reagiram ao vídeo, alguns acreditaram se tratar do Papa Francisco e comentaram inclusive que o Pontífice “dança muito bem”.

Por outro lado, pessoas notaram não ser o Pontífice, o que se observa, por exemplo, pela diferença de estatura, a ausência da crua peitoral, além de ser um homem mais jovem.  Alguns desses internautas criticaram as imagens e assinalaram ser uma “falta de respeito”.

Conforme ressalta ‘La República’, a fim de enganar os internautas peruanos, os autores da brincadeira desfocaram o rosto do suposto Papa "para gerar dúvida e indignação de milhares de pessoas no Facebook”.

“Agora que você já sabe, não acredite em todos os vídeos que vê no Facebook, alguns são criados para gerar polêmica e para que se tornem virais nas redes sociais”, acrescenta o site.

Confira também: