Como este ano não será possível realizar os tradicionais exercícios espirituais de Quaresma, devido às restrições da Covid-19, o Papa Francisco deu de presente aos superiores da Cúria Romana um livro escrito por um monge do século XVII para que possa ajudá-los a realizar alguns dias de retiro pessoal.

Trata-se do livro "Abbi a cuore il Signore" ("Tenha o Senhor em seu coração") escrito por um monge cisterciense anônimo.

O volume foi enviado aos cardeais que moram em Roma, aos chefes dos dicastérios vaticanos e aos superiores da Cúria Romana, juntamente com uma breve carta do Papa na qual convidou cada um a realizar os exercícios espirituais onde for mais conveniente para eles.

“Este ano não teremos a graça de poder contar com um pregador de exercícios” porque “a situação atual impede a aglomeração de pessoas, por isso não poderemos ir juntos à casa de exercícios”, escreveu o Santo Padre, e indicou que ele também fará os exercícios espirituais na Casa Santa Marta.

Sobre o livro que enviou, o Papa disse estar certo "de que nos ajudará a todos na vida espiritual".

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que de domingo, 21 de fevereiro, a sexta-feira, 26 de fevereiro, "todos os compromissos do Santo Padre serão suspensos nessa semana, inclusive a audiência geral de quarta-feira, 24 de fevereiro".

Desde 2014, o Papa Francisco realiza exercícios espirituais quaresmais junto com os superiores da Cúria Romana fora do Vaticano, na “Casa do Divino Mestre”, localizada na cidade de Ariccia, a 45 km de Roma.

A "Casa Divino Maestro" é propriedade da Congregação da Sociedade de São Paulo. É um lugar reservado e silencioso que permite dedicar-se com mais recolhimento aos exercícios espirituais.

Em 2020, o Santo Padre anunciou no último momento que não participaria dos exercícios espirituais com a Cúria Romana devido a um resfriado e realizou o retiro de Quaresma sozinho no Vaticano.

"Abbi a cuore il Signore"

O volume dado pelo Papa Francisco é um manuscrito do século XVII escrito por um monge cisterciense anônimo conhecido como o "Mestre de São Bartolo".

A edição em italiano foi editada pela editora São Paulo e a introdução foi escrita por Dom Daniele Libanori, que é Bispo Auxiliar de Roma desde 13 de janeiro de 2018.

Segundo a editora, o texto é composto por uma série de "notas espirituais" que incluem meditações para imitar a Cristo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: