O Papa Francisco erigiu nesta quarta-feira a Diocese de Votuporanga (SP), desmembrada das dioceses de São José do Rio Preto e Jales. O Pontífice nomeou ainda como primeiro Bispo o Padre Moacir Aparecido de Freitas.

A nova Diocese de Votuporanga é sufragânea da Arquidiocese de Ribeirão Preto e faz parte do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

É composta por 25 municípios e sua superfície territorial é de 7.694 Km². Possui 230 mil habitantes, dos quais 172.500 são católicos. Em seu território diocesano estão presentes 23 paróquias e prestam serviço pastoral 27 sacerdotes diocesanos e 15 religiosos. Possui ainda 8 seminaristas, 25 religiosos professos e 15 religiosas.

O primeiro Bispo de Votuporanga vem da Diocese de São Carlos (SP). Padre Moacir Aparecido de Freitas nasceu em 22 de agosto de 1962, em Ibirá (SP). Aos 12 anos ingressou no Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, em José Bonifácio (SP). Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP).

Foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1987 e incardinado na Diocese de São Carlos, onde atuou como vigário paroquial, pároco e capelão. Foi também vigário episcopal; assessor diocesano para a Catequese; coordenador diocesano e regional da Escola de Teologia para os Leigos; membro do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral. Desde 2008, é diretor espiritual do Seminário Maior de Teologia.