O Papa Francisco convocou aos fiéis a participar este 28 de setembro em uma Jornada de Oração pelo Sínodo da Família que se realizará do 5 aos 19 de outubro sob o lema: “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Nesse sentido, o Sínodo dos Bispos –informou Rádio Vaticano-, convidem às Igrejas particulares, às comunidades paroquiais, os institutos de vida consagrada, as associações e movimentos a orarem nas Missas e outras celebrações litúrgicas os dias prévios e durante os trabalhos da terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos.

Em Roma, cada dia se orará na Capela da Salus Populi Romani da Basílica da Santa María a Maior, onde os fiéis poderão unir sua oração pessoal a esta intenção. Assim, os bispos recomendam rezar o Santo Rosário pelos trabalhos do Sínodo.

Do mesmo modo, informou-se que nos próximos dias será publicado em vários idiomas um breve subsídio de parte da Secretaria do Sínodo dos Bispos e que inclui a oração composta pelo Papa Francisco em ocasião do Domingo da Sagrada Família celebrado em 29 de dezembro passado.

Nesta oração o Santo Padre pede que as famílias sejam “lugares de comunhão” onde nunca mais se experimente a violência e a divisão; e que “qualquer pessoa que tenha sido ferida ou ofendida conheça logo a consolação e a cura”. Além disso, pede à Sagrada Família para que no próximo Sínodo se volte a despertar em todos “a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, sua beleza no projeto de Deus”.

A oração do Papa Francisco à Sagrada Família é a seguinte:

“Jesus, Maria e José,

em vocês contemplamos

o esplendor do amor verdadeiro,

a vocês nos dirigimos com confiança.

Sagrada Família do Nazaré

faça que também nossas famílias

sejam lugares de comunhão e cenáculos de oração,

autênticas escolas do Evangelho

e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,

que nunca mais nas famílias se vivam experiências

de violência, teimosia e divisão:

que tudo o que tenha sido ferido ou escandalizado

conheça logo o consolo e a cura.

Mais em

Sagrada Família do Nazaré,

que o próximo Sínodo dos Bispos

possa despertar em todos a consciência

do caráter sagrado e inviolável da família,

sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,

escutem e atendam nossa súplica. Amém”.