O Papa Francisco convidou os cristãos a se surpreender pelo encontro com Jesus, a experimentar o estupor que produz em cada um ao ver Jesus com o olhar fixo nos problemas que as pessoas sofrem.

Durante a homilia da Missa celebrada hoje na Casa Santa Marta, o Santo Padre comentou o Evangelho de São Marcos, no qual conta dois milagres de Jesus. Por um lado, a ressurreição da filha de Jairo, um dos chefes da sinagoga. Por outro lado, a cura uma mulher idosa que tem hemorragias há doze anos e foi curada ao tocar manto de Jesus.

Estes dois exemplos, explicou o Pontífice, ilustram a importância que o Senhor dá aos nossos problemas: grandes e pequenos. “O olhar de Jesus passa do grande ao pequeno. Assim olha Jesus: olha para nós, todos, mas vê cada um de nós”.

“Olha os nossos grandes problemas, percebe as nossas grandes alegrias e vê também as nossas pequenas coisas, porque está perto de nós. Jesus não se assusta com as grandes coisas e leva em conta também as pequenas. Assim olha Jesus”.

Em seguida, Francisco recordou que Jesus “estava sempre no meio da multidão. Não está com os guardas que fazem escolta, para que ninguém o toque. Não! Ele fica ali, comprimido entre as pessoas. E toda vez que Jesus saia, tinha mais gente. Ele não buscava a popularidade”.

“Procurava outra coisa: procurava as pessoas. E as pessoas o procuravam. O povo tinha os olhos presos Nele e Ele tinha os olhos presos nas pessoas. Esta é a peculiaridade do olhar de Jesus. Jesus não massifica as pessoas; Ele olha para cada um”.

O Santo Padre encorajou a não ter medo de cruzar o nosso olhar com o de Jesus: "Vou, vejo Jesus, caminho avante, fixo o olhar em Jesus e o que vejo? Que Ele tem o olhar sobre mim! E isto me faz sentir um grande estupor: é a surpresa do encontro com Jesus. Mas não tenhamos medo!”.

“Não tenhamos medo, assim como não o teve aquela senhora que foi tocar o manto de Jesus. Não tenhamos medo! Corramos neste caminho, com o olhar sempre fixo em Jesus. E teremos esta bela surpresa, que nos encherá de estupor. O próprio Jesus com os olhos fixos em mim”.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Marcos 5, 21-43

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

Confira também: