O Papa Francisco expressou suas condolências e proximidade às vítimas dos atentados acontecidos em Bagdá (Iraque) e Daca (Bangladesh) causados pelo jihadismo. No sábado, o Pontífice já havia enviado um telegrama de pêsames pelas vítimas do brutal atentado terrorista da capital de Bangladesh.

“Profundamente entristecido pela violência insensata perpetrada contra vítimas inocentes em Daca, o Papa Francisco manifesta suas condolências e condena esses atos bárbaros, que são ofensas a Deus e à humanidade”, manifestou o telegrama assinado pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

A mensagem também assegura que o Santo Padre “encomenda os mortos à misericórdia de Deus e garante suas orações às famílias em luto e aos feridos”.

No domingo, após a oração do Ângelus, Francisco recordou o atentado de Daca, assinalando também o ato terrorista cometido na capital iraquiana, Bagdá.

“Expresso minha proximidade aos familiares das vítimas e dos feridos do atentado ocorrido na última sexta-feira em Daca e também do atentado em Bagdá. Rezemos juntos. Rezemos juntos por eles, pelos mortos e peçamos ao Senhor que converta o coração dos violentos, cegos pelo ódio”, disse.

Na última sexta-feira, 1, um grupo de terroristas islamistas entrou em um restaurante da capital de Bangladesh localizado em uma área onde vivem estrangeiros. Mataram 28 pessoas e várias ficaram feridas depois de serem feitas reféns durante toda a noite.

O ataque ao restaurante foi reivindicado algumas horas depois pelo Daesh ou autodenominado Estado Islâmico, que divulgou imagens na internet de cinco jihadistas identificando-os como pertencentes ao grupo.

Entretanto, no domingo, 3, o ministro do Interior, Asaduzzaman Khan, disse que os seis jovens eram “altamente instruídos” e provenientes de famílias ricas do país. Segundo ele, os rapazes eram do grupo jihadista bengalês Jumatul Mujahedeen Bangladesh, declarado ilegal no país há mais de 10 anos.

Por outro lado, mais de 200 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas em um atentado com carro bomba na madrugada do domingo em uma área comercial do centro de Bagdá.

Segundo a polícia, um motorista suicida explodiu o veículo em meio de uma multidão reunida perto da loja de sorvetes Yabar Abu al Sharbat, localizada no distrito de Karrada. O ISIS também reivindicou a autoria deste atentado, um dos mais mortais cometidos pelos jihadistas.

Confira também: