No próximo dia 28 de junho, a Fundação Joseph Ratzinger apresentará o livro “Ensinar e aprender o amor de Deus”, o primeiro livro de uma coleção de textos que recolhem as homilias de Bento XVI sobre o sacerdócio e em cujo prefácio o Papa Francisco afirmou que com sua vida, seu predecessor ensina como fazer “teologia de joelhos”.

O evento acontecerá na Sala Clementina do Palácio Apostólico, durante a cerimônia pelos 65 anos de sacerdócio do Papa alemão, na qual Francisco estará presente. Segundo informou a Fundação, um exemplar do livro “Ensinar e aprender no amor de Deus” será entregue a Bento XVI.

Sobre a relevância do ensinamento do Papa Emérito, Francisco afirma no prefácio que “cada vez que leio as obras de Joseph Ratzinger – Bento XVI, fica sempre mais claro que ele fez e faz ‘teologia de joelhos’: de joelhos porque, antes mesmo de ser um grandíssimo teólogo e mestre da fé, vê-se que é um homem que realmente acredita, que realmente reza; vê-se que é um homem que personifica a santidade, um homem de paz, um homem de Deus”.

Bento XVI, acrescenta Francisco, “encarna exemplarmente o coração de todo o atuar sacerdotal: o profundo enraizamento em Deus sem o qual toda a capacidade organizativa e toda a presumível superioridade intelectual, todo o dinheiro e o poder resultam inúteis”.

“Ele encarna a constante relação com o Senhor Jesus sem a qual” tudo se torna rotina, “os sacerdotes se reduzem a assalariados, os bispos a burocratas e a Igreja a uma ONG supérflua”, afirmou o Papa.

Joseph Ratzinger foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1951 pelo Arcebispo de Munique (Alemanha), Cardeal Michael von Faulhaber, junto com seu irmão Georg Ratzinger e outros 40 seminaristas.

No dia 11 de junho de 2010, durante a Missa de encerramento do Ano Sacerdotal, Bento XVI assinalou que o sacerdócio não é “simplesmente ‘ofício’, mas sacramento: Deus serve-Se de um pobre homem a fim de, através dele, estar presente para os homens e agir em seu favor”.

Confira também: