O Papa Francisco enviou uma mensagem aos promotores e participantes da ‘Caminhada pela Vida 2017’ que acontecerá no próximo sábado, 4 de novembro, em Portugal, invocando sobre eles “a sabedoria e fortaleza do Espírito Santo” nesta “batalha contra aborto, eutanásia e demais atentados à vida humana”.

“Informado da ‘Caminhada pela Vida’ simultânea nas cidades de Aveiro, Lisboa e Porto, Papa Francisco envia sua saudação aos participantes na iniciativa, nascida da consciência cristã nacional moralmente sensível à promoção e defesa da vida, contra a cultura do descarte, guiada por uma lógica econômica que exclui e por vezes mata”, afirma a mensagem enviada através da Nunciatura Apostólica em Lisboa e assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

Além disso, faz votos de que “apareçam sempre mais homens e mulheres de boa vontade que abracem corajosamente a verdade da dignidade e valor que cada ser humana tem para Deus, sustentando tal verdade com fatos e razões científicas e morais em um dramático apelo à razão, para se voltar ao respeito de cada vida humana desde sua concepção até o último respiro”.

Neste ano, a Caminhada pela Vida em Portugal chega a sua 7ª edição. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa pela Vida, a fim de “dar testemunho público da defesa do direito à vida desde a concepção até a morte natural”.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, também se uniu a esta iniciativa, lançando “um apelo forte e comprometido em favor da Caminhada pela Vida, para que seus promotores sejam acompanhados por muitas outras pessoas”.

Em um vídeo publicado pelo Patriarcado de Lisboa, o Purpurado reforça que a vida “é um caminho” rumo “à morte natural” e que deve “ser acompanhado em todas as suas etapas, mas acompanhado verdadeiramente, pela convicção, pela ação e pela solidariedade de nós todos”.

De acordo com Dom Clemente, este “não é um caminho que se faça sozinho, é um caminho que se faz com todas as pessoas que estão aí diariamente à frente na luta pela vida, acompanhando as situações difíceis, prevenindo essas mesmas dificuldades, não deixando ninguém sozinho”.

Em Lisboa, a Caminhada terá início às 15h (horário local), na Praça Luís de Camões. No Porto, será também a partir das 15h, no Largo da Sé. Em Aveiro, começará às 16h30, no Cais da Fonte Nova.

Confira também: