Na carta que o Papa Francisco escreveu para os detentos do Cárcere Latina, no sul da região de Lazio, Itália, ele os exortou a que a permanência na prisão não seja vivida como uma “perda de tempo” mas como uma ocasião para “encontrar  a paz no coração e a força para renascer, voltando a viver a esperança do Senhor que nunca decepciona”, conforme informou a Rádio Vaticano.

Francisco explicou que “Jesus não deseja outra coisa que nascer no presépio do coração de cada um”.

O Bispo de Roma começou a sua carta pedindo desculpas por não ter podido responder antes a todas as mensagens que os presos lhe escreveram e ressaltou que “nem sempre se pode fazer tudo o que se deseja".

Do mesmo modo, Francisco mostrou a sua alegria por saber que muitos dos detentos “estão seguindo um caminho de fé” com o capelão da prisão, e por isso enviou de presente junto com a carta um novo missal para que descubram “na Santa Missa o caminho diário com o Senhor, que é o médico eficaz de suas feridas”.

O Pontífice terminou recordando aos presos que reza por eles e que os têm sempre presentes, e agradeceu a todas as pessoas que ajudam e "estão perto deles".