Em uma videomensagem a um fórum de jovens que acontece nestes dias no Canadá, o Papa Francisco incentivou a não levantar muros e a não se deixar roubar a alegria e a esperança.

“Não levantem muros de divisão, não levantem muros de divisão!”, pediu aos jovens. Ao contrário, “construam pontes”, disse o Papa. Além disso, indicou que “quando as pessoas juntas buscando o bem uns dos outros, o mundo se revela em toda a sua beleza”. “Peço-lhes que não se deixem prejudicar por quem pensa apenas em explorá-los e destruí-los, sem escrúpulos”.

Por isso, convidou-os “a inundar os lugares nos quais vivem da alegria e do entusiasmo típicos de sua idade, a irradiar o mundo e a história com a alegria que vem do Evangelho, de ter encontrado uma Pessoa: Jesus”.

Entretanto, não foi o único pedido que fez: “Não deixem que roubem a juventude de vocês. “Não permitam a ninguém que freiem e obscureçam a luz que Cristo coloca em seu rosto e em seu coração”.

Por outro lado, mostrou-se convencido de que “através do acompanhamento de guias experientes saberão empreender um itinerário de discernimento para redescobrir o projeto de Deus sobre sua vida”. Inclusive “quando o seu caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus, rico em misericórdia, estende a mão para levantá-los”.

Ao mesmo tempo, pediu que prestem atenção aos mais necessitados e que se deixem “abraçar por Cristo”. “Que os console, cure suas feridas, apague suas dúvidas e medos e estarão preparados pela fascinante aventura da vida, dom precioso e impagável que Deus coloca cada dia em suas mãos”.

Confira também: