Na Missa celebrada neste domingo, 17 de maio, o Santo Padre abençoou os profissionais de limpeza em hospitais, casas e ruas "um trabalho que ninguém vê", mas é necessário para sobreviver.

Assim indicou o Papa Francisco na intenção da Eucaristia da Casa Santa Marta que presidiu na manhã deste sexto Domingo de Páscoa.

“Hoje,  a nossa oração é pelas muitas pessoas que limpam os hospitais, as ruas, que esvaziam as lixeiras, que passam pelas casas para recolher o lixo: um trabalho que ninguém vê, mas que é necessário para sobreviver. Que o Senhor os abençoe e os ajude”, foi a intenção de oração do Papa Francisco.

Recentemente, em Roma, várias basílicas foram desinfetadas. Foi o caso das quatro Basílicas Papais, São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo Extramuros, já que, de acordo com as disposições das autoridades italianas, espera-se que, a partir da próxima segunda-feira, 18 de maio, sejam retomadas as Missas com a presença dos fiéis.

O processo de desinfecção "envolve uma série de fases", explicou Andrea Arcangeli, diretor adjunto da Direção de Saúde e Higiene do Governatorado da Cidade do Vaticano, ao Vatican News.

Antes de tudo, “é necessário fazer a solução clássica de limpeza com os habituais detergentes, sabões e água. Em seguida, é necessário usar as substâncias que são, como neste caso hoje, nebulizadas nas superfícies”.

"Tudo isso tem o objetivo de reduzir significativamente a quantidade de carga bacteriológica e viral em toda a superfície", assegurou.

Confira também: