Durante a oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco pediu para rezar pelos frutos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que está sendo celebrada durante estes dias. “Convido-os a perseverar na oração a fim de que se realize o desejo de Jesus: ‘Que todos sejam um’”.

“Estamos vivendo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, recordou. “Este ano o tema escolhido é uma expressão de São Paulo que indica o caminho a seguir: ‘O amor de Cristo nos impulsione à reconciliação’. Na próxima quarta-feira, concluiremos a Semana de Oração com a celebração das Vésperas na Basílica São Paulo Extramuros, da qual participarão irmãos e irmãs de outras Igrejas e comunidades cristãs presentes em Roma”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos está sendo comemorada entre os dias 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte. Neste ano tem como tema “Reconciliação: É o amor de Cristo que nos impele”.

As datas da celebração desta semana “foram propostas em 1908 por Paul Watson (sacerdote anglicano) porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e de São Paulo, tendo um valor simbólico”. No hemisfério sul, frequentemente é celebrada por volta de Pentecostes, conforme sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926.

Confira também: