Em uma carta enviada ao Custódio da Terra Santa, Pe. Francesco Patton, por ocasião do 800 anos de presença franciscana no país de Jesus, o Papa Francisco felicitou e agradeceu os franciscanos pelo seu trabalho ao longo destes oito séculos a fim de conservar viva a chama do cristianismo nos lugares santos.

O Papa recordou que em 1217 a Ordem dos Franciscanos se abriu à dimensão missionária e universal “enviando seus irmãos a todas as nações como testemunhos de fé, de fraternidade e de paz. Deste modo, foi criada a Província da Terra Santa, chamada inicialmente de Ultramar ou de Síria”.

Esse acontecimento, com a evangelização no horizonte, “foi o início de uma aventura extraordinária, que levou oito séculos atrás os primeiros frades menores a desembarcarem em Acri”, pisando na Terra Santa pela primeira vez.

Francisco destacou o compromisso da Custódia da Terra Santa ao longo dos seus 800 anos de história, “assíduos na contemplação e na oração, simples e pobres, obedientes ao Bispo de Roma, também no presente em viver na Terra Santa ao lado de irmãos de diferentes culturas, etnias e religiões, semeando paz, fraternidade e respeito”.

Em seguida, sublinhou que “todos conhecem a disponibilidade de vocês para acompanhar os passos dos peregrinos provenientes de diferentes lugares do mundo, através da acolhida e do acompanhamento. Vocês se dedicaram à busca de testemunhos arqueológicos e ao estudo atento da Sagrada Escritura”.

O Santo Padre também sublinhou: “Não quero esquecer, além da custódia e da animação dos Santuários, o seu empenho a serviço da comunidade eclesial local. Encorajo os franciscanos a perseveraram neste trabalhado aos nossos irmãos, sobretudo aos mais pobres, frágeis, na educação dos jovens, na acolhida dos idosos e na cura dos doentes, vivendo concretamente no cotidiano as obras de misericórdia”.

“Vocês são embaixadores de todo o Povo de Deus que livremente os apoiaram, especialmente através da Coleta para a Terra Santa que contribui a fim de que a fé na Terra de Jesus seja visível através das obras”, concluiu o Pontífice.

A presença dos franciscanos na Terra Santa permaneceu ininterrupta, desde que desembarcaram os primeiros frades no porto de Acri em 1217.

Para comemorar este acontecimento, o convento franciscano de São Salvador, na antiga cidade de Jerusalém, organizará várias atividades destinadas a celebrar, analisar e fazer o balanço dos 800 anos da atividade da Custódia da Terra Santa.

Por meio de uma série de palestras, apresentações de documentos, exposições e concertos, a Custódia mostrará o seu enorme patrimônio histórico, cultural e espiritual atesourado ao longo destes séculos.

As atividades terminarão na quarta-feira, 18 de outubro, com a celebração da Santa Missa na Igreja de São Salvador e com a oração das Vésperas.

Confira também: