O Papa Francisco visitará pela primeira vez Fátima na próxima sexta-feira, 12 de maio, por ocasião do centenário das aparições da Virgem aos três pastorinhos. Além disso, no sábado, 13 de maio, canonizará dois deles, Jacinta e Francisco Marto; e saudará o sacerdote mais idosos de Portugal, que tem 104 anos.

Na apresentação da viagem, o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, sublinhou que será a primeira vez que Francisco estará em Portugal e, portanto, também em Fátima.

“É uma viagem natural no sentido de que é importante pelos 100 anos”, entretanto, não é considerada simplesmente uma viagem, mas uma “peregrinação apostólica, essa é a palavra chave de tudo”. O lema dessa visita é: “Com Maria, peregrino na esperança e na paz”.

O Papa pronunciará os discursos e homilias em português. Não será a primeira vez que fará isso, pois na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013 falou em português, embora também tenha utilizado o espanhol.

Para a visita foram já foram credenciados 2.000 jornalistas de todo o mundo e 2.000 sacerdotes que participarão nas distintas celebrações. Além disso, participarão 71 bispos, 8 cardeais e 432 voluntários.

O Papa chegará a Portugal na sexta-feira, 12 de maio, às 16h20 (hora local). Aterrissará na base aérea de Monte Real, a mesma que Paulo VI usou em 1967. Em seguida, rezará brevemente na Capela da base aérea, de onde seguirá de helicóptero para Fátima.

Às 18h15, visitará a Capela das Aparições, em frente à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e abençoará as velas da capela.

Neste local, fará uma oração privada e dará “uma simples bênção” às pessoas reunidas na praça.

Depois, Francisco voltará à Capela das Aparições após o jantar para participar da Vigília das Velas, um dos momentos mais importantes para todo peregrino que vai ao Santuário.

O Papa também rezará o Terço diante da imagem da Virgem e fará um segundo discurso.

Depois da oração do Terço, Francisco voltará para sua residência e o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, celebrará a Missa na Vigília.

No sábado, 13 de maio, às 9h10, o Pontífice irá se reunir com o primeiro-ministro de Portugal. Mais tarde, às 9h40, visitará a Basílica, onde acontecerá um emocionante encontro: saudará o sacerdote mais idoso de Portugal.

Em seguida, rezará diante dos túmulos de Francisco e Jacinta Marto e depois celebrará a Missa com o rito de canonização de ambos os pastorinhos, cerimônia da qual participarão cerca de 1 milhão de pessoas.

Ao final da Missa, o Papa se encontrará e abençoará os enfermos.

Confira também: