O Papa Francisco presidiu nesta manhã na Capela Sistina dos Museus Vaticanos a Missa do Batismo do Senhor, quando concedeu o sacramento do Batismo a 26 crianças: 13 meninos e 13 meninas.

Como é tradição, os batizados são filhos de funcionários do Vaticano. Em uma breve homilia, Francisco recordou a importância da fé e pediu aos pais que façam o possível para que seus filhos não a percam.

“Quarenta dias depois de seu nascimento, Jesus foi levado ao templo. Maria e José o levaram para apresentá-lo a Deus. Hoje, festa do Batismo do Senhor, vocês pais trazem seus filhos para receber o Batismo. Para receber o que pediram no início, quando eu fiz a primeira pergunta: a fé. ‘Eu quero para meu filho a fé’. E assim a fé é transmitida de uma geração a outra como uma cadeia”, disse o Santo Padre. 

O Papa recordou aos pais e padrinhos que “estes meninos, estas meninas, passados os anos, ocuparão vosso lugar com outro filho e pedirão a fé, a fé que o Batismo nos dá, a fé que nos traz o Espírito Santo ao coração, a alma na vida desses vossos filhos. Vocês pediram a fé”.

“A Igreja, quando lhes entregar a vela acesa, lhes dirá para preservar a fé dessas crianças. E, finalmente, não se esqueçam que a maior herança que poderão deixar às crianças é a fé”.

“Fazer de modo que esta não se perca, que a façam crescer. É o que desejo a vocês: que sejam capazes de fazer crescer essas crianças na fé e que a maior herança que elas recebam seja propriamente a fé”.

Ao concluir, o Pontífice disse às mães que ficassem à vontade para amamentar os seus bebês caso eles chorassem com fome.

“Se o seu filho está com fome, alimente-o aqui, com toda liberdade”, disse ele para, em seguida, dar início ao rito batismal.

Confira também: