O Papa Francisco incentivou os cristãos metodistas e valdenses a seguir avançando pelo caminho da unidade com olhar em Jesus, que “nos quer em caminho juntos”.

Em uma carta enviada aos fiéis das Igrejas Metodista e Valdense por ocasião da abertura de seu Sínodo anual em Turim (Itália), o Santo Padre quis “expressar a proximidade da Igreja Católica e a minha pessoal”.

O Pontífice recordou os encontros mantidos com essas comunidades cristãs em Turim, Roma e Argentina e demonstrou seu desejo de “que estes dias de partilha e reflexão, que se realizam no âmbito dos 500 anos da Reforma, sejam animados pela alegria do colocar-se diante do rosto de Cristo: o seu olhar, que se dirige sobre nós, é a fonte da nossa paz, porque nos faz sentir filhos amados do Pai e nos faz ver em modo novo os outros, o mundo e a história”.

“Que o olhar de Jesus ilumine também as nossas relações, para que não sejam somente formais e corretas, mas fraternas e vivas. O Bom Pastor nos quer em caminho juntos e o seu olhar já abraça a todos nós, seus discípulos que Ele deseja ver plenamente unidos”, expressou.

Nesse sentido, insistiu na importância de “caminhar rumo à plena unidade, com o olhar de esperança que reconhece a presença de Deus mais forte do que o mal”.

Insistiu que esse caminho para a unidade é, atualmente, mais importante do que nunca, “em um mundo marcado pela violência e medo, pela fragmentação e indiferença, onde o egoísmo de afirmar-se às custas dos outros, obscura a simples beleza de acolher-se, compartilhar e amar”.

Frente a isso, incentivou a não deixar que o testemunho cristão ceda “à lógica do mundo”. “Juntos, ajudemo-nos a escolher e viver a lógica de Cristo!”, concluiu.

Confira também: