Dezenas atletas com deficiência participaram de um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano, por ocasião do torneio de futebol das “Special Olympics”.

“Vocês são símbolo de um esporte que abre os olhos e o coração ao valor e à dignidade de indivíduos e de pessoas que de outra forma seriam objeto de preconceito e de exclusão”.

Entre outras coisas, destacou a importância do “esporte unificado” pelo qual os “atletas com e sem incapacidade intelectual, jogam juntos”.

Uma realidade que “alimenta a esperança de um futuro positivo e fecundo do esporte”, pois faz com que este se torne “uma verdadeira ocasião de inclusão e envolvimento”.

Francisco pediu-lhes que “não se cansem de mostrar ao mundo do esporte o vosso esforço compartilhado para construir sociedades mais fraternas, em que as pessoas possam crescer e desenvolver-se e realizar em plenitude as próprias capacidades”.

“O esporte é uma das linguagens universais que supera as diferenças culturais, sociais, religiosas e físicas, e consegue unir as pessoas, tornando-as partícipes do mesmo jogo e protagonistas, juntas, de vitórias e derrotas”.

Por sua parte, manifestou que “a Igreja sempre encoraja e apoia estas iniciativas do mundo do esporte que favorecem o bem das pessoas e das comunidades”.

“Efetivamente, o esporte sempre tem grandes histórias para contar sobre pessoas que, graças a ele, saíram da condição de marginalidade e pobreza, das feridas e dos infortúnios”.

“Estas histórias – continuou –, nos mostram como a determinação e o caráter de alguns pode ser motivo de inspiração e de encorajamento para tantas pessoas, em todos os aspectos de suas vidas”.

Confira também: