A Fundação Desenvolvimento Integral dos Povos impulsionou a fabricação de 700 carteiras escolares para crianças e jovens pobres de escolas paroquiais do Peru, com a madeira utilizada no estrado sobre o qual o Papa Bento XVI presidiu em julho passado o encerramento do V Encontro Mundial das Famílias.

Fontes da fundação assinalaram à Agência AVAN que muitos já estão terminados e estão em locais paroquiais de subúrbios de 15 cidades peruanas, como Lima, Cuzco, Yurimaguas ou Ayacucho.

Adicionaram que todos os móveis se empregarão nas sessões de catequese e alfabetização de menores de famílias sem recursos, de formação profissional de jovens e de estudo das Sagradas Escrituras por parte dos adultos.

Do mesmo modo, a fundação já enviou por via marítima do porto de Bilbao ao Peru quase todos os materiais do palco, das tribunas e dos estrados da coroa do cenário do EMF, entre eles mais de dois mil metros quadrados de madeiras, setecentos de loneta e cinco mil de carpete, que está sendo reutilizada para revestir os pisos das escolas paroquiais.

Para a fabricação das carteiras, a madeira do palco do Papa foi cortada, chapada e envernizada. "O processo foi realizado em aulas práticas de carpintaria, os próprios jovens que recebem formação profissional nos mesmos locais paroquiais onde depois ficarão instaladas essas carteiras".

Os peruanos beneficiários dos materiais do palco procedem em sua maioria de pequenos povoados e se mudaram empurrados pela pobreza para as cidades, onde vivem em subúrbios gigantescos.

A Fundação Desenvolvimento Integral dos Povos, fundada em Madri a iniciativa de um grupo de missionários destinados no Peru, trabalha há mais de 30 anos a favor da evangelização do país andino. Para isso impulsiona a construção de centros religiosos, educativos e sociais a partir da reciclagem de materiais em desuso.