O sacerdote da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), Pe. Elizeu Lisboa Moreira, foi preso na noite de terça-feira, 2 de março, suspeito de cometer três assaltos a estabelecimentos comerciais e, por isso, será temporariamente afastado de suas funções.

Pe. Elizeu Moreira, que atuava em uma Paróquia de Tapejara, teria cometido os crimes na cidade de Passo Fundo, em um supermercado do bairro Lucas Araújo, em uma farmácia do bairro São Cristóvão e em outro supermercado no bairro Petrópolis.

Os assaltos foram realizados entre 17h e 18h e o sacerdote usou uma arma de brinquedo para levar mercadorias e dinheiro dos estabelecimentos. Além disso, estava a bordo de um Hyundai ix35 que pertence a Arquidiocese de Passo Fundo.

O veículo foi monitorado pela Brigada Militar e localizado no centro de Passo Fundo, onde Pe. Elizeu foi capturado por volta das 20h. No carro, encontraram R$ 655, produtos alimentícios e de higiene roubados.

O sacerdote, que foi reconhecido pelas vítimas, disse em depoimento que os crimes teriam sido cometidos em um momento de loucura. Segundo o delegado Diogo Ferreira, o presbítero “estava totalmente calmo, parecia que não tinha caído a ficha do que ele fez e que estava no mundo da lua”.

Pe. Elizeu, de 27 anos, foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 2019, pelo Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber. Diante do ocorrido, o Dom Weber se disse “chocado” com o fato.

“Ele era recém-ordenado, uma pessoa que estava indo bem nos seus trabalhos. E de uma hora para outra acontece um fato desses. É chocante. É triste. É muito sofrido”, declarou Dom Rodolfo Weber ao site ‘GaúchaZH’.

“Quero saber como chegou a isso, qual a justificativa. Se é que tem justificativa. O fato é grave, mas todo ser humano tem direito a defesa”, disse, acrescentando que, em seus “30 anos como padre e 12 como bispo”, não se lembra “de outro fato nessas condições”.

Para o Arcebispo, neste momento “é injusto” especular o que teria motivado o sacerdote. “Ele atendia dois municípios que estão tão chocados como eu. Chama atenção não ter motivo nenhum pra fazer isso, nunca deu sinais. Era muito bem quisto”, afirmou.

Confira também: