Na manhã de domingo, 4 de outubro, dia em que a Igreja celebrou São Francisco de Assis, faleceu o franciscano Frei Policarpo Berri, aos 96 anos, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pato Branco (PR).

De acordo com a Província da Imaculada Conceição do Brasil, “por volta das 8 horas, ao ser chamado para a celebração deste dia festivo, os confrades já o encontraram sem vida”.

Em nota, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão recordou que o franciscano era “um dos padres que bem representam o papel das ordens e congregações na construção desta Diocese”.

Nascido em 13 de julho de 1924, em Rodeio (PR), Inácio Berri (seu nome de batismo) deixou a casa dos pais aos 11 anos para estudar no seminário da Ordem dos Frades Menores, em Rio Negro (PR).

Tornou-se noviço aos 19 anos, em sua cidade natal, ingressando na Ordem dos Frades Menores, em 20 de dezembro de 1943. Estudou Filosofia em Curitiba (PR) e Teologia em Petrópolis (RJ). Fez a Profissão Solene no dia 21 de dezembro de 1947 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1950, passando a ser chamado de Frei Policarpo.

Em janeiro de 1956, chegou a Pato Branco, onde, segundo assinala o site dos franciscanos, teve “a plenitude de seu ministério”. “Foram mais de 64 anos de serviço ao povo do Sudoeste do Paraná”, pontuam.

Na segunda-feira, 5 de outubro, o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, presidiu Missa de Corpo Presente de Frei Policarpo, na Matriz de São Pedro Apóstolo.

Em sua homilia, Frei César recordou que, “no final do ano passado, Frei Policarpo completou 75 anos de frade menor” e que há dois meses, celebrou o jubileu de 70 anos de sacerdócio. Na ocasião, por causa da pandemia de coronavírus, anunciaram que a festa externa maior desta data seria celebrada no dia de São Francisco de Assis, dia de sua vocação.

“E no dia de ontem, ele escolheu celebrar esse sacerdócio de forma plena, devolvendo a Deus esse dom que o chamou para servir como sacerdote e como frade menor. Então, nós queremos, hoje, celebrar junto com Frei Policarpo por essa sua escolha, agradecer a Deus por esse dom tão grande que ele nos concedeu. E a sua inspiração em São Francisco de Assis também tem um pensamento que diz que a gente não deve apenas falar e celebrar os santos, mas a gente deve se comprometer”, declarou.

“Nós podemos chorar por essa despedida mas nós temos muito mais motivos para render graças a Deus por esta longa vida e por essa presença tão fecunda do Frei Policarpo nas nossas vidas, especialmente aqui nesta região”, declarou o ministro provincial.

A Prefeitura de Pato Branco declarou luto oficial de sete dias na cidade, “em sinal de respeito pela vida e dedicação de Frei Policarpo Berri”.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Pato Branco lamentou o falecimento de Frei Policarpo e, por meio de nota, indicou que, “mais do que desempenhar seu trabalho enquanto pároco, ele abraçou sua vocação, como homem e como Franciscano e, por meio de seu trabalho e de sua fé, construiu um legado que se mesclou com a história de Pato Branco”.

Confira também: