O presidente do Movimento Cristão Libertação, Oswaldo Payá Sardiñas, enviou uma mensagem de felicitação ao médico pró-vida Oscar Elías Biscet "por ter sido condecorado com A Estrela da Liberdade".

"Sua coragem e abnegada dedicação à luta pacífica cívica e o estoicismo com que suportou a prisão, ganhou-lhe a admiração de todos os que no mundo defendem os Direitos Humanos e são solidários com o povo cubano", expressou no texto.

Nesse sentido, Payá afirmou que tanto o médico como "todos os prisioneiros políticos cubanos, merecem o reconhecimento e a admiração de todos no mundo inteiro, mas especialmente a gratidão dos cubanos, pois os sofrimentos de todos esses prisioneiros e seus familiares são oferecidos dia a dia pela dignidade do povo cubano".

O doutor Oscar Elías Biscet, dissidente condenado a 25 anos da prisão, recebeu a Medalha da Liberdade de parte do Presidente dos Estados Unidos George W. Bush, que é o máximo galardão que pode receber um civil neste país.

A Casa Branca qualificou ao médico de "caudilho da luta contra a tirania e a opressão. Apesar de ter sido açoitado e encarcerado por suas crenças, continua lutando por uma Cuba livre, onde se respeitem os direitos de todos".