No próximo mês de setembro o Papa Francisco será o terceiro Pontífice que viaja à Colômbia e, em alguns momentos da sua viagem, estará nos mesmos lugares que os seus predecessores visitaram.

1. Paulo VI

Com a sua viagem à Colômbia em 1968, o Beato Papa Paulo VI se tornou o primeiro Pontífice que visitou a América Latina. Embora só tenha estado em Bogotá de 22 a 25 de agosto, por ocasião do 39º Congresso Eucarístico Internacional, a sua presença certamente marcou a nação.

Quando desceu do avião, o Santo Padre beijou o solo colombiano, reuniu-se com o então presidente Carlos Lleras Restrepo e depois com os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas na Catedral.

Do Palácio do Arcebispo, saudou os fiéis que estavam reunidos na Praça Bolívar, gesto que será repetido pelo Papa Francisco no dia 7 de setembro.

À tarde, Paulo VI presidiu a Missa de ordenação de 200 sacerdotes e diáconos no “Santuário Eucarístico”, construído no Parque Simón Bolívar para o Congresso Eucarístico, que existe até hoje.

No dia seguinte, dirigiu-se ao município de Mosquera, onde se encontrou com os agricultores e celebrou a Missa para os trabalhadores, empresários e universitários que participaram do Dia do Desenvolvimento. Também teve uma reunião com diplomatas e autoridades estrangeiras que visitavam o país para o Congresso Eucarístico.

No dia 24, celebrou a Eucaristia na paróquia de Santa Cecília, no bairro Venecia, que recebeu este nome porque sofreu várias inundações. No mesmo dia também abençoou a nova sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Segundo informações do jornal colombiano ‘El Tiempo’, à tarde, o Pontífice se dirigiu ao “Santuário Eucarístico”, onde celebrou o sacramento do matrimônio de 24 casais.

Em seu discurso de despedida, o Beato Paulo VI expressou que viu na Colômbia “uma Igreja vibrante, católica em suas dimensões universais, unificada na comunhão de fé e de caridade”.

“Não dizemos adeus, Colômbia! Porque te levamos mais do que nunca no coração, do qual nasce a bênção que deixamos e que estendemos a todos os povos da América Latina, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, expressou.

2. São João Pablo II

A visita de São João Paulo II à Colômbia foi 18 anos depois, em 1986, durou sete dias e visitou dez cidades.

No dia 1º de julho, o Santo Padre chegou a Bogotá, onde, como o seu predecessor, teve um encontro com os bispos, religiosos, religiosas e seminaristas na Catedral, e saudou os fiéis da janela do Palácio do Arcebispo.

Também fez uma visita de cortesia ao então presidente Belisario Betancur no palácio conhecido como “La Casa de Nariño”.

No dia seguinte, celebrou uma Missa multitudinária no Parque Simón Bolívar e, no dia 3 de julho, dirigiu-se à cidade de Chiquinquirá, localizada na província de Boyacá. Lá, visitou o santuário dedicado a esta devoção mariana e presidiu a Eucaristia. Além disso, pronunciou uma oração comovedora à Padroeira da Colômbia.

Em 4 de julho, reuniu-se com as famílias em Cali. Em sua mensagem, afirmou que o matrimônio “não se limita a uma mera troca de consentimento com valor humano e legal”, mas “está enraizado no plano de Deus, expressão do seu amor e do seu poder criador”.

Esta viagem também foi marcada pela visita em 5 de julho as vítimas da erupção do vulcão Nevado del Ruiz em Chinchiná. Este desastre ocorreu em novembro de 1985 e provocou a morte de mais de 20 mil pessoas em Caldas e Tolima.

Nos dias seguintes, São João Paulo II visitou as cidades de Medellín e Cartagena, onde o Papa Francisco também irá. No dia 6 de julho, visitou o túmulo de São Pedro de Claver em Cartagena, onde pronunciou um discurso no qual condenou todas as formas de escravidão moderna, como o tráfico de drogas.

Nesse mesmo dia, também visitou a cidade de Bucaramanga, onde celebrou uma Missa dedicada aos leigos.

Mais em

No dia 7 de julho visitou em Barranquilla e a ilha de Santa Lucia. Celebrou a Eucaristia e teve um encontro com doentes e pessoas com deficiência.

Na cerimônia de despedida, São João Paulo II deixou a mesma exortação que fez no início do seu pontificado: “Abram suas portas a Cristo. Não tenham medo. Aceitem a sua mensagem em suas vidas. Deixe um lugar para ele em seus corações”.

Confira também: