Para dois albaneses que participaram da Missa celebrada no domingo passado, 21 de setembro, pelo Papa Francisco na Praça Madre Teresa em Tirana (Albânia), a visita de um dia do Pontífice ajudará o país a avançar no desenvolvimento harmônico da convivência inter-religiosa e os unirá ainda mais porque consideram que o país se fortaleceu com a sua presença.

O Papa Francisco deixou Gehrard Prelashi (32) realmente impressionado e ele compartilhou com o Grupo ACI que “não posso descrever a emoção que vivi com a sua visita e isso foi o que aconteceu com cada albanês. Participei de diferentes eventos políticos na Praça Madre Teresa, mas nunca tinha visto tanta atenção, como o silêncio que experimentei”.

Prelashi destacou que “ninguém nunca tinha sido capaz de silenciar os albaneses dessa maneira, nem sequer o hino nacional que é tão importante para nós e estamos muito identificados com nossa identidade. Mas quando o Papa pediu um momento de silêncio para rezar, a praça se silenciou, isso foi impressionante”.

“A praça estava em silêncio porque as pessoas eram conscientes da importância do evento ao qual estavam assistindo”, ressaltou Paulin Marcu (32) que também compartilhou com o Grupo ACI a sua emoção de ver e escutar o Pontífice.

“Notei um profundo respeito pelo Papa Francisco, junto comigo estavam muitos representantes de outras comunidades religiosas que participaram com respeito da Celebração Eucarística”, contou Marcu.

Além disso, assinalou que para ele “a visita do Santo Padre levará adiante o que o comunismo não pôde eliminar: a harmonia entre as religiões”. Prelashi ainda adicionou: “como o Papa Francisco destacou, a tolerância religiosa da Albânia é algo que outros países deveriam ter como exemplo” e destacou que “esta visita unirá ainda mais os albaneses e que o país se fortaleceu com a sua presença”.