Duas explosões consecutivas ocorreram no aeroporto de Bruxelas (Bélgica) e uma terceira foi registrada na estação de metrô de Maelbeek, no centro da capital e muito próxima aos edifícios da Comissão e Parlamento Europeu.

As duas explosões do aeroporto aconteceram por volta das 7:45 (hora local). A fiscalização belga confirmou que se trata de um ataque suicida.

Testemunhas citadas pela imprensa belga asseguraram que alguns minutos antes das explosões escutaram gritos em árabe e alguns disparos.

As explosões do metrô de Maelbeek ocorreram uma hora depois das detonações no aeroporto, por volta das 9:30 (hora local).

 

Segundo fontes da fiscalização, morreram aproximadamente 34 pessoas e 170 ficaram feridas. A rede de transportes foi fechada e os voos foram desviados a outros aeroportos.

As autoridades federais pediram à população para não sair de suas casas e os centros comerciais estão sendo fechados em distintos pontos da cidade. Os responsáveis pela Comissão Europeia pediram aos seus funcionários que permaneçam no interior das instalações ou que não se dirijam ao local de trabalho.

O atentado desta terça-feira ocorreu poucos dias depois que as forças de Polícia Federal belga capturaram Salah Abdelslam, considerado um dos autores materiais dos atentados de Paris no dia 13 de novembro de 2014, causando a morte de mais de 120 pessoas. Atualmente, o nível de alerta em Bruxelas foi elevado a nível 4 sobre 5, o qual indica uma “possível e provável ameaça” de ataque terrorista.

Pedidos de oração

A Conferência Episcopal da Bélgica publicou um comunicado no qual expressa a consternação dos bispos pelos ataques no aeroporto de Zaventem e no centro de Bruxelas.

Os bispos “compartilham a angústia de milhares de viajantes e suas famílias, profissionais de aviação e das equipes de resgates” ao tempo que “encomendam as vítimas às orações de todos nesta nova situação dramática”.

Os bispos recordaram que “os capelães do aeroporto estão a serviço de todos para proporcionar o apoio espiritual necessário. Desejo que todo o país possa viver estes dias com grande responsabilidade cidadã”.

Das distintas Conferências Episcopais da Europa chegaram demonstrações de apoio à população belga, assim como de rechaço aos atentados. Nesse sentido, o porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. José María Gil Tamayo, publicou um tuíte no qual, além de pedir orações, mostrou “o pesar e a oração pelas vítimas”.