O Arcebispo de Quito e Primaz do Equador, Dom Raúl Vela Chiriboga, destacou a experiência de comunhão, oração em comum e profunda reflexão que caracterizou a 3° Assembléia Plenária do Movimento de Vida Cristã (MVC) que se encerrou com a Missa que presidiu o passado 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.

O Prelado equatoriano ressaltou em sua homilia a alegria por celebrar esta festa Mariana e o 38° aniversário do Sodalitium Christianae Vitae (SCV), Sociedade de Vida Apostólica que deu origem, em 1984, ao MVC.

Dom Vela destacou logo a força do Espírito atuando na Virgem e a cooperação de Maria no convite que o mensageiro divino lhe apresentou. Seguidamente se referiu àquele 8 de dezembro de 1971, em que a ação do Espírito moveu Luis Fernando Figari, Superior General do SCV e Fundador do MVC, com o que se iniciou a grande experiência da Família Sodálite.

Para o Prelado, a presença em Guayaquil dos mais de 250 delegados do MVC chegados dos cinco continentes para esta 3° Assembléia Plenária, assim como o espírito de oração, comunhão e reflexão vividos nestes dias, são um "sinal claro da esperança cristã" que se deve viver junto ao Senhor Jesus, encomendando-se sempre à guia e intercessão da Imaculada Virgem Maria.

Encerramento

Antes da Missa e no Centro de Convenções Simón Bolívar, o Coordenador General do MVC, Eduardo Regal, dirigiu algumas palavras finais aos delegados desta 3° Assembléia Plenária deste movimento eclesial.

Depois de agradecer aos organizadores, Regal ressaltou que ao celebrar o 25° aniversário do MVC, este ano se transformam em um "decisivo em nossa história, que fala de um caminhar seguindo a pedagogia de Deus. Temos que celebrá-lo de alguma forma, acima de tudo em nossas próprias vidas, em nossos próprios corações, com ações de graças intensas ao Senhor, em nossos diversos grupos, associações, projetos, localidades. Que todo este ano seja de alegria, um ano de jubileu para o Movimento".

"Confiemos estes cinco anos (até a seguinte assembléia) que vêm por diante ao Espírito Santo para que nos siga abençoando, impulsionando, que nos leve mais adiante, rumo a novas fronteiras, que nos siga fortalecendo para nos mantermos unidos nesta espiritualidade que Ele quis dar de presente ao mundo, à Igreja e a cada um de nós".

Finalmente, Eduardo Regal confiou a tudo ao amparo da Virgem Maria, "para que Ela nos cuide, nos proteja, nos guie e sejamos dóceis à sua ação maternal para que possamos caminhar estes anos dando abundantes frutos e que esses frutos permaneçam no tempo".