Um numeroso número de fiéis e peregrinos se encontraram este meio-dia na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem em suas palavras introdutórias recordou que optar por Cristo não garante o êxito mundano, mas sim assegura o gozo e a paz que só ele pode dar.

“Enquanto Filho de Deus, Jesus se entregou livremente à paixão, que significa a vitória do amor de Deus Pai sobre a desobediência do pecado. É oferecendo-se no sacrifício de expiação que Jesus se torna o Rei do Universo, como ele mesmo declara aparecendo aos apóstolos depois da ressurreição", disse o Santo Padre no dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei.

Refletindo sobre a relação entre a ressurreição e a festa de hoje, o Santo Padre ressaltou que justamente “ao oferecer-se no sacrifício de expiação, Jesus é o Rei universal, como Ele mesmo dirá quando se aparece a seus Apóstolos depois da ressurreição: ‘Foi-me dado todo poder no céu e na terra’”.

“No que consiste o ‘poder’ real do Jesus?” perguntou-se o Pontífice. “Não é o dos grandes deste mundo; é o poder divino de dar a vida eterna, de liberar do mal, de vencer o domínio da morte. É o poder do amor, que sabe extrair o bem do mal, comover o coração endurecido, levar a paz onde existe conflito, acender a esperança onde não tem luz”, disse o Pontífice.

“Este Reino de Graça não se impõe, mas respeita sempre a nossa liberdade. Cristo veio para dar testemunho da verdade. Ante toda consciência se faz necessária uma decisão: A quem devo seguir? Deus ou o maligno? A verdade ou a mentira? "Escolher Jesus Cristo não garante sucesso segundo os critérios do mundo, mas garante aquela paz e alegria que somente Ele pode dar". 

"Isto é demonstrado pela experiência, em toda época, de tantos homens e mulheres que em nome de Cristo, da verdade e da justiça, souberam opor-se à atração dos poderes terrenos até demonstrar com o martírio sua fidelidade”.

Seguidamente o Papa rezou o Ângelus, saudou os peregrinos presentes em diversos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica.