"Atualmente, 117 jovens se estão preparando para o sacerdócio. Eles pedem ao Senhor que abençoe a Igreja no Ocidente com numerosas vocações também", afirmou Dom Vasyl Semenyuk, Bispo greco-católico de Ternopil-Zboriv, na zona oeste de Ucrânia, durante uma recente visita a sede internacional da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN).

"Nosso seminário, que recebeu o nome pelo Cardeal Josyf Slipyj (1892-1984), tem mais postulantes dos que podemos aceitar", acrescentou, solicitando ao AIN que continue seu apoio material. "Muitos dos futuros sacerdotes não podem pagar o que corresponde ao custo de sua formação, que é de 25 euros mensais", precisou.

O Prelado explicou em seguida que todos os seminaristas da eparquia (diocese) estudaram seu primeiro ano de formação no Santuário Nacional Mariano de Zavarnytsa, aonde também atendiam aos peregrinos. "Desta forma aprofundam sua vida espiritual e se acostumam à liturgia", disse.

De acordo com o Bispo, a eparquia conta com 760 mil habitantes, dos quais mil são católicos e estão divididos em mais de 400 paróquias. "Dada a imigração interna e externa, as paróquias em áreas rurais estão diminuindo e estão gerando muitas em povoados e cidades maiores", comentou Dom Semenyuk.