Carregando...
O pecado é a verdadeira impureza do coração que nos afasta de Deus, diz o Papa

VATICANO, 15 Fev. 09 / 08:42 am (ACI).- Uma ensolarada manhã de inverno recebeu aos milhares de fiéis e peregrinos que desde todas partes do mundo chegaram até a Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem em suas palavras ressaltou a importância do dom do Sacramento da Penitência para restituir a comunhão com Deus e com o próximo lembrando que o pecado pode causar "a morte da alma".

“No Sacramento da Penitência, Cristo nos purifica com sua misericórdia infinita, restitui-nos à comunhão com o Pai celeste e com os irmãos, doa-nos seu amor, sua alegria e sua paz”, disse o Papa ao comentar o Evangelho do dia de hoje.

Do mesmo modo, o Pontífice enfatizou que “os pecados que cometemos nos afastam de Deus, e se não serem confessados humildemente, confiando na misericórdia divina, podem chegar a provocar a morte da alma”.

Explicando a cura do leproso, Bento XVI fez notar que “a lepra não era somente uma enfermidade, mas também a mais grave forma de ‘impureza’. Por isso era uma sorte de morte religiosa e civil, e seu cura uma sorte de ressurreição”. “Na lepra –continuou– é possível encontrar um símbolo do pecado, que é a verdadeira impureza do coração, capaz de nos afastar de Deus. Em efeito, não é a enfermidade física, como afirmavam os velhos usos, a que nos separa d'Ele, mas sim a culpa, o mal espiritual e moral”.

O Santo Padre também ressaltou o valor simbólico do milagre: “Jesus como profetizou Isaias, é o Servo do Senhor que ‘carregou nossos sofrimentos, levou nossas dores’. Em sua paixão, será como um leproso, feito impuro por causa de nossos pecados, separado de Deus: fará tudo isto por amor, por nos obter a reconciliação, o perdão e a salvação”.

“Invoquemos à Virgem Maria, que Deus preservou de toda mancha de pecado, para que nos ajude a evitar o pecado e faça em nós freqüente o recurso à Sacramento da Confissão, o Sacramento do Perdão, que hoje deve ser redescoberto em seu autêntico valor e em sua importância para nossa vida cristã”, concluiu o Pontífice. Seguidamente rezou o Ângelus em latim, saudou os diferentes grupos presentes, e repartiu sua Bênção Apostólica.

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Out
1
  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta com um Camarlengo, quem admnistra os bens da Igreja quando a Sede de Pedro está vaga.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: