Antes de partir para sua residência de verão de Castel Gandolfo nos subúrbios de Roma, o Papa Bento XVI reiterou sua confiança no Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, e expressou seu pesar pelas "injustas críticas levantadas contra sua pessoa" nos últimos tempos.

As críticas se relacionam essencialmente ao roubo de documentos reservados no Vaticano, mais conhecido pela imprensa como os "vatileaks", fato que levou à prisão do mordomo do Papa, Paolo Gabriele.

Depois do fato, um setor da imprensa se dedicou a atacar o Cardeal Bertone tentando mostrar uma imagem "que não corresponde à realidade", como afirmou no dia 30 de maio o próprio Papa Bento XVI.

A carta do Papa ao Cardeal Bertone divulgada hoje pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé, tem data de 2 de julho. Nela, Bento XVI agradece ao Cardeal por seus conselhos durante este período.

"Na véspera antes de partir para as férias de verão a Castel Gandolfo –escreve o Papa–, desejo expressar-lhe meu profundo reconhecimento por sua discreta proximidade e seu iluminado conselho, em que encontrei particular ajuda nestes últimos meses".

"Tomo nota com pesar das injustas críticas levantadas sobre sua pessoa, e quero renovar-lhe e assegurar-lhe minha confiança pessoal, que já tive ocasião de manifestar com a Carta de 15 de janeiro de 2010, cujo conteúdo, permanece para mim imutável".

A carta de dois anos atrás à que se refere o Santo Padre, respondia à renúncia do Cardeal Bertone apresentada, como de costume, ao cumprir 75 anos, o limite de idade para qualquer função no episcopado segundo o Código de Direito Canônico. Nela, o Pontífice confirmava o Cardeal no cargo e propunha que o purpurado continuasse nele.

A carta divulgada neste 4 de julho conclui assinalando que "confiando seu ministério à materna intercessão da Beata Virgem Maria, Auxílio dos cristãos, e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, tenho o agrado de enviar-lhe juntamente a esta uma fraternal saudação e a Bênção Apostólica como objeto de todo o bem que lhe desejo".