Carregando...
O Papa publica a carta que marca o início do "Ano da Eucaristia"

VATICANO, 08 Out. 04 / 10:27 pm (ACI).- O Cardeal Francis Arinze apresentou na Sala de Imprensa da Santa Sé a Carta Apostólica de João Paulo II “Mane Nobiscum Domine” (Senhor, fica conosco), dirigida aos bispos, ao clero e aos fiéis da Igreja com motivo do Ano da Eucaristia (outubro 2004-outubro 2005). A carta, escrita em italiano e com data de 7 de outubro, Festividade de Nossa Senhora do Rosário, consta de uma introdução, quatro capítulos e uma conclusão.

O Cardeal definiu a Carta como “formosa e incisiva” e acrescentou que “ajudará e guiará à Igreja para celebrar este especial ano com o máximo fruto”.

O fio condutor da carta, explicou o Cardeal, é “a história dos dois discípulos no caminho de Emaús”.

Efetivamente a carta se abre assim: “Fica conosco, porque se faz tarde e está anoitecendo. Esta foi o convite que os dois discípulos que se encaminhavam a Emaús na mesma tarde do dia da Ressurreição dirigiram ao transeunte que se uniu a eles durante o caminho. Afligidos, não imaginavam que aquele desconhecido fora efetivamente seu Mestre, que já tinha ressuscitado”.

No primeiro capítulo: “No marco do Vaticano II e do Jubileu”, o Santo Padre sublinha que o Ano da Eucaristia expressa com força o centrar-se em Jesus Cristo e na contemplação de seu rosto, que caracterizam o caminho pastoral da Igreja especialmente a partir do Concílio Vaticano II. Em Cristo, a Palavra feita carne, não só nos revela o mistério de Deus, mas também nos desvela o mistério do ser humano”.

Efetivamente, O Papa escreve: “Cristo está no centro não só da história da Igreja, mas também da história da humanidade”.

O segundo capítulo se intitula “A Eucaristia, mistério de luz”. “Jesus fala de si mesmo como da luz do mundo’ –sublinhou o Cardeal-. Na escuridão da fé, a Eucaristia é para o crente mistério de luz porque o introduz na profundidade do mistério divino. A celebração eucarística nutre ao discípulo de Cristo através de duas 'mesas', a da Palavra de Deus e a do Pão de Vida. Quando as mentes estão iluminadas e os corações ardem, os sinais falam. Nos sinais eucarísticos, o mistério de algum jeito está aberto aos olhos dos crentes. Os dois discípulos de Emaús, reconheceram  Jesus ao partir o pão”.

“A Eucaristia, fonte e sinal de comunhão” é o título do terceiro capítulo. “Os discípulos do Emaús -explicou o prefeito- pediram ao Senhor que ficasse 'com eles'. Jesus fez muito mais. Deu a si mesmo na Sagrada Eucaristia para permanecer ‘neles: ‘Permaneçam em mim e eu em vós’. A comunhão eucarística também promove a unidade entre os que comungam”.

“A Eucaristia manifesta além disso a comunhão eclesiástica e chama os membros da Igreja a compartilhar seus bens espirituais e materiais. Neste ano da Eucaristia terá que dar uma importância especial à missa dos domingos na paróquia”, adicionou o Cardeal Arinze ao explicar a Carta do Papa.

No último capítulo, “A Eucaristia, princípio e projeto de missão”-disse o Cardeal- os dois discípulos do Emaús, depois de ter reconhecido ao Senhor, ‘imediatamente se levantaram e retornaram a Jerusalém’ para dar a conhecer a bela notícia”.

“O encontro com  Jesus na Eucaristia impulsiona a Igreja e a todos os cristãos a dar testemunho, a evangelizar. Temos que dar graças ao Senhor e não duvidar em mostrar nossa fé em público”.

“A Eucaristia nos leva a mostrar solidariedade com outros, nos fazendo promotores de harmonia, paz e especialmente de divisão com os necessitados”.

“O Santo Padre –concluiu o Cardeal Arinze- reza para que este Ano da Eucaristia seja para todos uma ocasião preciosa para tomar de novo consciência  do tesouro incomparável que Cristo confiou a sua Igreja”.

“O Santo Padre não pede coisas extraordinárias, mas bem que todas as iniciativas se caracterizem por uma grande profundidade espiritual. Terá que dar prioridade à missa dominical e à adoração eucarística fora da Missa”.

O documento do Papa, curiosamente, foi publicado pelo Vaticano somente em italiano e foi anunciou se em breve estará à disposição nos diversos idiomas nos que normalmente se publicam os documentos pontifícios.

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Set
30

Católico em dia

30 de setembro de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício fois instituído em sua forma atual em 1150 e conta com um Decano, que se elege entre os cardeais que têm título de uma Igreja suburbicária, as sete dioceses mais próximas de Roma.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: