Carregando...
O Papa promove encontro para combater o tráfico de pessoas em todo o mundo

Papa Francisco

VATICANO, 23 Ago. 13 / 02:56 pm (ACI/EWTN Noticias).- Respondendo ao pedido que o Papa Francisco fez para que se estabeleça um plano de ação para combater o tráfico de pessoas, a Pontifícia Academia das Ciências, a Academia Pontifícia das Ciências Sociais e a Federação Mundial de Associações Médicas Católicas (FIAMC) realizarão um encontro sobre este tema nos dias 2 e 3 de novembro.

A nível mundial 20,9 milhões de pessoas são vítimas de trabalhos forçosos que inclui tráfico de pessoas com fins de exploração trabalhista e sexual, segundo um estudo feito entre os anos 2002 e 2010 e que foi apresentado em 2012 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Neste estudo também se afirma que cada ano 2 milhões de pessoas são vítimas de tráfico com fins sexuais, 60 por cento delas são meninas.

O Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez-Sorondo, assinalou que "é muito importante" responder a este desejo do Papa e que estão muito agradecidos que o Santo Padre "tenha identificado um dos dramas sociais mais importantes de nosso tempo" conforme informou a Rádio Vaticano.

Dom Sánchez-Sorondo disse que ninguém pode negar que o tráfico de pessoas "é um terrível delito contra a dignidade humana e uma grave violação dos direitos humanos fundamentais".

Mencionou também que o tráfico de órgãos humanos será um dos temas abordados neste encontro e recordou que o Concílio Vaticano II já afirmava que "a escravidão, a prostituição, o mercado de mulheres e de jovens, ou ainda as ignominiosas condições de trabalho" onde as pessoas são tratadas como instrumentos são "vergonhosos".

O Beato João Paulo II dizia que "o aumento alarmante do comércio de seres humanos é um dos prementes problemas econômicos, sociais e políticos associados ao processo de globalização".

O Bispo Sánchez-Sorondo afirma também que frente a este problema "as ciências naturais podem oferecer novos instrumentos a serem utilizados contra essa nova forma de escravidão, quais um registro digital para comparar o DNA das crianças desaparecidas não identificadas (inclusive nos casos de adoção ilegal) com o de seus familiares que tenham denunciado o desaparecimento delas".

Dom Sánchez-Sorondo indicou que "alguns observadores defendem que, daqui a poucos anos, o tráfico de pessoas superará o tráfico de drogas e de armas, tornando-se assim a atividade criminosa mais lucrativa do mundo".

A maioria das vítimas de exploração sexual é de origem asiática, latino-americana e dos países de origem soviética.

 

 

 

 

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Dez
20

Católico em dia

20 de dezembro de 2014

  • Você sabia que: O Espírito Santo é chamado "Consolador" porque, tal como o havia anunciado o Senhor Jesus, sua missão é a de acompanhar e fortalecer aos cristãos na luta.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: