O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Leopoldo Girelli, como representante pontifício não residente para o Vietnã, no que constitui um passo mais na aproximação com o regime comunista que não permite a plena liberdade de culto e com o que a Santa Sé não mantém relações diplomáticas desde 1975.

A nomeação de hoje é a plasmação da decisão feita pelo grupo conjunto de trabalho Vietnã-Santa Sé, que em seu encontro de 23 e 24 de junho de 2010 concordou que o Papa nomeasse um representante seu que não resida no Vietnã.

Nessa oportunidade as delegações trataram diversos temas como os concernentes às relações bilaterais e à Igreja Católica nesse país asiático.

A Secretaria de Estado Vaticano informou depois do encontro que "ambas as delegações registraram desenvolvimentos alentadores em várias áreas da vida católica no Vietnã, especialmente em relação ao Ano Jubilar".

Este Ano Jubilar pelo 350° aniversário da chegada da fé ao país acaba de concluir no dia 7 de janeiro na Catedral de Hanoi (Vietnã) com uma Missa presidida pelo enviado papal e Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias.

Nessa Eucaristia o representante do Papa animou os católicos a viverem sua fé com coerência e fidelidade, a exemplo dos Santos mártires Vietnamitas canonizados em 1988.

"Onde quer que estejamos, temos que cumprir perfeitamente nosso dever de cidadãos e cristãos, sem medo de testemunhar nosso amor e nossa fidelidade a Jesus Cristo e seu Evangelho até o dom de nossa vida, até derramar nosso sangue".

Outro marco importante no caminho por volta da normalização das relações entre a Santa Sé e Vietnã foi a visita de 11 de dezembro de 2009 que o Presidente Nguyên Minh Triêt fez ao Papa Bento XVI no Vaticano.

Na reunião se tratou o tema das relações bilaterais, a cooperação Igreja-estado e se manifestou "que os assuntos pendentes possam ser resolvidos logo".

Com a nomeação de hoje, o Papa Bento XVI também estabelece que Dom Leopoldo Girelli seja Núncio Apostólico em Singapura e Delegado Apostólico na Malásia e Brunei. Até agora este Arcebispo italiano de 57 anos se desempenhava como Núncio na Indonésia.