O Papa Francisco receberá no dia 28 de setembro no Vaticano Mubarack Hano de 74 anos de idade e sua esposa Agnese de 68, um casal iraquiano expulso do Curdistão pelo grupo terrorista ISIS.

O encontro fará parte da “bênção de uma vida longa”, uma jornada dedicada aos idosos organizada pelo Pontifício Conselho para a Família na Praça de São Pedro.

Mubarack e Agnese, ambos cristãos, casaram-se em 1965 e têm 10 filhos, um deles é sacerdote.

O sacerdote iraquiano Ghazwan Baho conhece bem o casal, ele os acolheu como refugiados na sua paróquia na cidade de Kosh (Iraque). “Refugiaram-se no mês de julho na minha paróquia, porque a sua cidade, Qaraqosh, a mais próxima a Mossul, foi atacada. Depois, em agosto, todos tivemos que escapar porque atacaram o resto das cidades cristãs”, explicou o Pe. Ghazwan em 16 de setembro em Roma em conversação com o Grupo ACI.

As forças do ISIS mantiveram o Pe. Ghazwan preso durante os seus últimos meses no país. O sacerdote iraquiano finalmente conseguiu escapar.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Arcebispo Vincenzo Paglia, explicou ao Grupo ACI em 16 de setembro depois de uma conferência de imprensa celebrada no Escritório de Imprensa da Santa Sé em Roma, que este testemunho “nos diz que a guerra é realmente horrível e insensata. Estes dois idosos trabalharam toda a sua vida para viver seus últimos anos em paz e foram obrigados não somente a abandonar seu país, e não gozar de sua velhice, mas foram expulsos com violência. Um mundo assim não pode seguir adiante”.

O casal Hano chegará a Roma acompanhado por uma de suas filhas de 46 anos de idade. Perderam tudo e querem compartilhar os efeitos trágicos da guerra com o Papa Francisco. Seu testemunho estará acompanhado por um vídeo realizado para a ocasião.

Nesse mesmo dia, o Papa Francisco terá um diálogo com outros grupos de idosos e concelebrará uma Missa por eles junto com 100 sacerdotes de idade avançada.

“Será uma jornada de atenção aos idosos muito significativa para nós”, concluiu Dom Paglia.