O Papa Francisco preside nesta quinta-feira 24, a partir das 18h na igreja de Santo Inácio em Roma, uma Missa de Ação de Graças onde se reconhecerá o trabalho do jesuíta São José de Anchieta, o chamado Apóstolo do Brasil, inscrito no livro dos Santos há pouco mais de duas semanas.

A delegação canária (Espanha) de mais de oitenta pessoas, está encabeçada pelos dois bispos de Canarias, Dom Bernardo Álvarez (Tenerife) e Dom Francisco Case (Grande Canaria), o presidente do Governo regional, Paulino Rivero, o do Conselho de Tenerife, Carlos Alonso, e o prefeito de La Laguna –cidade natal de São José de Anchieta– Fernando Clavijo, entre outros.

A Eucaristia de ação de graças será em português, mas o Papa realizará sua homilia em espanhol, e duas pessoas pertencentes à Diocese Nivariense lerão duas preces da oração dos fiéis.

A canonização de Anchieta se realizou através do processo chamado 'equivalente', já que não responde a um milagre recente, mas se reconhece sua ininterrupta fama de santidade e seu intenso trabalho de evangelização de tribos indígenas no Brasil realizado na segunda metade do século XVI.